seguranca do trabalho instrumentos medicao

5 instrumentos de medição imprescindíveis para a Segurança do Trabalho

A Segurança do Trabalho é um fator de extrema importância. Ela é necessária para que os trabalhadores tenham os riscos à sua saúde e integridade física reduzidos ao mínimo possível.

36 Normas Regulamentadoras compõem a Segurança do Trabalho e cada uma delas atende a particularidades específicas de condições de trabalho. A Norma Regulamentadora 33, por exemplo, trata de trabalho em espaços confinados e determina as diretrizes que devem ser cumpridas para que as atividades realizadas por trabalhadores nesses espaços sejam mais seguras.

Os instrumentos de medição, por sua vez, têm um papel fundamental na segurança do trabalho, pois eles vão aferir as variáveis determinadas pelas normas regulamentadoras. Ainda utilizando como exemplo a NR 33, podemos dizer que um instrumento de medição imprescindível para o cumprimento dessa norma é o explosímetro – que falaremos mais adiante. Isso porque em espaços confinados podem conter gases inflamáveis. Esses gases podem entrar em combustão e causar uma tragédia no ambiente de trabalho. Logo, o explosímetro detectará se há substâncias inflamáveis naquele espaço. Se não houver, o trabalho pode ser feito com segurança.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a relação entre os instrumentos de medição e a Segurança do Trabalho, vamos apresentar 5 instrumentos de medição que são fundamentais para o cumprimento das Normas Regulamentadoras.

Decibelímetro

Este equipamento é utilizado para medir o nível de ruído do ambiente de maneira pontual. O decibelímetro é muito usad

o pelo técnico de segurança do trabalho e por fiscais que recebem denúncia contra a perturbação do sossego, por exemplo. Os mais comuns hoje em dia são os decibelímetros digitais, com faixa de aferição entre 40 e 130 dB.


Dosímetro

Difere-se do decibelímetro pelo registro feito do ruído. O microfone do dosímetro deve ser colocado  próximo ao ouvido do trabalhador a fim de averiguar a sua exposição a certos ruídos por determinado período de tempo ou até na jornada de trabalho completa,  não restringindo local e tempo.

DOSÍMETRO PESSOAL OSHA E IEC l ITDSL90


Veja também: Qual a diferença entre um dosímetro e um decibelímetro?

Luxímetro

Através deste instrumento de medição, mede-se a iluminância, que é a luz distribuída em determinada área ou superfície. Ele é indispensável para assegurar que cada ambiente esteja com a capacidade de iluminação adequada.

LUXIMETRO DIGITAL POIRTÁTIL | ITLD270
ATENDE A NORMA NHO11

 


Explosímetro

Com ele, pode-se medir a quantidade de gases tóxicos ou inflamáveis que podem resultar numa  explosão no local. É obrigatório em ambientes confinados, tanto por riscos a asfixias, risco de morte e  explosões. Quando monitorando gases inflamáveis, ele não consegue detectar quais substâncias estão presentes, apenas se são inflamáveis ou não.


Veja também: Para que serve um detector de gases?

Medidor de Stress Térmico

De modo geral, este equipamento mede a temperatura do ambiente de forma completa. Originalmente chamado de Monitor de IBUTG – Índice de Bulbo Úmido e Termômetro de Globo, ele mede a temperatura do globo (GT) que é a temperatura radiante do ambiente; a temperatura natural do bulbo úmido (WB), que indica a quantidade de refrigeração fornecida ao ser humano pela evaporação; a temperatura do bulbo seco (DB) está sendo a temperatura do ar ambiente e, finalmente, o fluxo de ar, através do termo-anemômetro.

TERMOMETRO DE GLOGO PORTÁTIL | ITWTG2000


Veja também: Medidor de Stress Térmico (IBUTG) e a NR 15

Antes de se adquirir um instrumento de medição, deve-se estar bem atento à Norma Regulamentadora que deverá ser cumprida. Dessa forma, escolhe-se o instrumento de medição mais adequado à sua realidade. Até mesmo porque há instrumentos que são multifuncionais, ou seja, conseguem medir mais variáveis em um único aparelho e isso pode resultar em economia para você.

Dúvidas sobre qual NR cumprir e qual instrumento de medição escolher?

Conte com a Instrutemp! Temos uma equipe especializada e um canal de atendimento exclusivo para Segurança do Trabalho. Você pode mandar uma mensagem para nós através do formulário ou mesmo via WhatsApp, pelo telefone (11) 99162-5990! Não fique na dúvida, fale com a gente!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp