Alicate amperímetro: aprenda a escolher e utilizar

Quem trabalha com eletricidade sabe da importância de se ter instrumentos de qualidade, que inspirem confiança, praticidade e segurança para que não haja riscos para si e nem para que se utilizará do resultado do seu trabalho. O alicate amperímetro é um exemplo de instrumento que cumpre esses requisitos.

Irmão mais novo dos famosos multímetros, hoje, os alicates amperímetros carregam consigo mais do que apenas a função de medir a tensão de correntes, mas também conseguem medir frequência e resistência. Mas você sabe qual o melhor para você?

Qual o melhor alicate amperímetro para mim?

Tudo depende do seu tipo de trabalho. Você deve escolher um equipamento que atenda com folga às suas necessidades, mesmo que isso represente um custo um pouco maior. Considerando os alicates amperímetros ou instrumentos de medição elétrica, de modo geral, um equipamento mais robusto representa melhor qualidade. Em geral, você deve se atentar:

  • Às grandezas que o alicate amperímetro mede;
  • À Capacidade de medição quanto ao volume das cargas;
  • Ao tamanho da garra em relação ao seu uso;
  • À qualidade do fabricante e garantia.

Considere também que há certos alicates amperímetros que, caso você não selecione o campo correto de medição na chave seletora, ele queima instantaneamente! Já outros fazem essa seleção automática, prevenindo você e seu bolso de transtornos e gastos desnecessários.

Há alguns modelos da Fluke que até transmitem dados em tempo real para o seu smartphone! Você recebe os dados de forma organizada no seu celular a até uma distância de 10 metros do aparelho graças à sua conexão bluetooth. Incrível, não?

Como utilizar um alicate amperímetro:

Utilizá-lo é muito simples, mas exige um pouco de cuidado já que estamos lidando com energia elétrica. Siga estes passos:

  • Procure desativar a energia do circuito se possível;
  • Selecione a grandeza correta na chave seletora;
  • Posicione o braço do alicate em volta de apenas um dos fios;
  • Religue o circuito caso tenha feito o primeiro passo;
  • Confira o valor mostrado na tela: este é o resultado da sua medição.

Outros pontos a se considerar

Alguns pontos importantes devem ser levados em conta quanto ao alicate amperímetro: não é possível realizar a medição posicionando a garra em volta de todos os fios; apenas um deve ser ‘abraçado’, não importando se este é neutro ou fase, desde que não seja o fio terra. Selecionar a corrente adequada para medir atenção também é necessário para a aferição adequada de valores.

alicate amperímetro

Não sabe qual escolher? Nós te ajudamos!

Ficou na dúvida de qual o melhor alicate amperímetro para você? Não deixe de conferir os modelos que a Instrutemp oferece para você das melhores marcas e custo/benefício. Você também pode falar com um de nossos consultores aqui e tirar todas as suas dúvidas! Conte sempre com a Instrutemp!

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp