Boroscópio: o que é e para que serve?

Certos equipamentos e estruturas requerem inspeções visuais periódicas para verificar se tudo está dentro da normalidade e evitar prejuízos futuros. Para isso, os boroscópios são utilizados, pois eles facilitam a inspeção de pequenos espaços de maneira precisa e facilitada.

O que é um boroscópio?

Um boroscópio é um equipamento formado por uma sonda, que pode ser rígida ou flexível, que possui em sua extremidade um conjunto óptico que capturam imagens do local em que está se inserindo. Estas imagens são enviadas para uma tela acoplada que mostram tais imagens em tempo real para o operador.

Esse equipamento é altamente indicado para inspeções em locais de difícil acesso pela sua praticidade e confiança nas imagens. Muitos deles possuem iluminação própria, o que torna o trabalho ainda mais facilitado.

Alguns boroscópios permitem o repasse dessas imagens para computadores via cabo USB, permitindo o registro dos vídeos e de fotografias para posterior análise e elaboração de laudos.

http://www.instrutemp.provisorio.ws/dw/aquila/s101_635930565240576423.jpg

Onde mais se utiliza o boroscópio

O boroscópio é muito utilizado na visualização interna de tubulações na área petroquímica, de esgotos, água e gás, para a busca de indícios de desgaste, corrosão, entupimentos e bloqueios e na verificação de soldas e juntas. Também é utilizado no interior de chaminés, boilers, trocadores de calor e sistemas de exaustão, para a inspeção de turbinas, câmaras de combustão e hélices.

Boroscópio é na Instrutemp!

A Instrutemp possui uma linha completa de boroscópios para atender a sua necessidade. Não deixe de conferir e fale conosco que ajudamos você a escolher o ideal para você!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp