A importância da calibração dos instrumentos de medição

Em trabalhos que exigem valores precisos para serem executados, só existe uma coisa mais importante do que a verificação de tais valores: a calibração dos instrumentos de medição que farão isso.

Um instrumento de medição desregulado pode acarretar em uma série de problemas para quem o opera e todo o processo produtivo. Afinal, o equipamento acusará um valor fora do realmente constante na realidade em que ele foi usado, gerando discrepância, o que em níveis industriais, pode ser um problema gigantesco.

Ainda falando sobre os riscos da falta de calibração de instrumentos de medição, há o fato de que, tudo o que foi verificado por aquele aparelho antes de sua calibração, pode estar fora dos parâmetros estabelecidos. Isto pode acarretar em sérios problemas que podem trazer grandes prejuízos financeiros e até mesmo de responsabilidade civil dependendo do seu ramo de atividade.

Existe uma periodicidade para a calibração dos instrumentos de medição?

Não há uma um prazo específico que determine a calibração dos instrumentos de medição. Deve-se respeitar, no entanto, a recomendação e cada fabricante e a orientação dos fornecedores de confiança.

O tipo de uso também deve ser considerado para esse fator. Instrumentos de medição expostos à altas temperaturas podem ter seus componentes internos danificados, o que gera discrepância no valor final real.

Como se deve ser feita a calibração dos instrumentos de medição?

A calibração deve ser feita por pessoal especializado com os equipamentos adequados para tal. Além disso, o certificado de calibração deve ser exigido a fim de garantir os parâmetros e a garantia do serviço.

Conte com o laboratório de calibração da Instrutemp!

A Instrutemp possui um laboratório próprio de calibração que permite mais comodidade para o nosso cliente, que tem a garantia total de bons serviços prestados pela empresa de instrumentos de medição certificada pela ISO 9001. Faça já seu orçamento e deixe seu instrumento de medição sempre em dia.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp