Cloro: por que é importante se proteger contra este gás

Detector de cloro é muito importante para manter a segurança em ambientes industriais. 

O cloro é um elemento utilizado em muitas indústrias, especialmente para fazer a limpeza dos ambientes. Contudo, ele é um material tóxico, e se não for utilizado com cuidado, pode levar a diversos problemas de saúde para os colaboradores que lidam com esse material. É importante, portanto, adotar medidas para se proteger desse gás, tanto para preservar a vida e saúde dos colaboradores presentes no ambiente. E uma das formas mais utilizadas é por meio do detector de cloro.

Você sabe quais são os cuidados a se tomar no ambiente para evitar que o gás cloro se torne um elemento perigoso para a saúde e como o detector de cloro pode auxiliar no processo? Então continue lendo este artigo e confira! 

O uso do cloro e do gás cloro

O cloro é muito utilizado em diferentes tipos de atividade, sendo a mais comum o tratamento da água. Evidente que a quantidade de cloro aplicada na água varia de acordo com a sua utilização. 

Outro uso que o cloro já teve, especialmente o gás cloro, foi em guerras, em que esse elemento era utilizado para fabricação de bombas de gás, especialmente durante a Primeira Guerra Mundial. Todavia, ele pouco é utilizado para essa atividade, uma vez que as bombas de gás são proibidas por entidades internacionais. 

O cloro é um elemento químico puro. Naturalmente, ele é encontrado em estado gasoso, na cor amarelo-esverdeada. O cloro gasoso é 2,5 vezes mais pesado que o ar, apresenta um odor sufocante e muito desagradável, além de ser extremamente venenoso (fato que justifica a sua utilização na primeira guerra mundial). 

Quando utilizado em forma sólida (em piscinas, por exemplo), é um poderoso agente oxidante, branqueador e desinfetante.

Cuidados para se tomar em relação ao gás cloro

Os cuidados que se deve tomar em relação ao gás cloro são muitos. Os principais deles são o uso de EPIs adequados, manutenção de equipamentos e uso do detector de cloro. 

Uso de EPIS

O uso de EPIS é obrigatório em ambientes industriais e de construção civil. Estes equipamentos servem tanto para prevenir acidentes como para torná-los mais brandos, caso aconteçam. Assim, vidas podem ser salvas graças ao uso correto deste instrumento, por isso ele se torna tão importante. Os equipamentos devem ser disponibilizados pelo empregador e o tipo de EPI varia de acordo com cada atividade que está sendo exercida. 

Manutenção dos equipamentos

A segurança em um ambiente industrial também depende muito da manutenção dos equipamentos, que podem lançar, de forma inapropriada, gases tóxicos no ambiente. Quando a concentração desses gases tóxicos se torna muito elevada, a saúde dos colaboradores pode ficar comprometida e, em casos graves, pode levar até mesmo à morte dos funcionários, o que é ruim para a empresa e muitos aspectos (financeiro, legal, harmonia, competitividade, reputação, etc.). 

Outro item, mas não menos importante, é o detector de cloro, que falaremos de forma mais aprofundada a seguir. 

O detector de cloro: como funciona e importância 

O cloro pode ser detectado por diversos equipamentos, como é o caso do Detector de Gás F56. Este equipamento é utilizado principalmente nos departamentos ferroviários, de energia elétrica, química, manufatura elétrica, equipamentos de incêndio, etc. É capaz de detectar inúmeros gases, como flúor, bromo, iodo, clorofórmio e o próprio cloro. Dessa forma, é possível fazer a detecção do gás no ambiente e criar alertas caso ele esteja acima do aceitável. 

Sendo assim, o cloro pode ser muito prejudicial para a saúde, e, por isso, o detector de cloro se torna fundamental para indústrias que lidam com esse material. 

Gostou do que leu? Então entenda também a importância da prevenção nas indústrias

No Comments

Post A Comment