medidor-de-ph-instrutemp

Como funciona um medidor de pH?

instrutemp-medidor-de-ph

Para medir a alcalinidade ou acidez de uma determinada solução, é importante contar com o medidor de pH. O instrumento também é conhecido como phmetro e é útil em diversas situações, especialmente aquelas que há a exigência de precisão na medição.

Para que você possa compreender melhor o assunto, fizemos este artigo. Falaremos sobre o que é o medidor de pH e como ele funciona, como você pode utilizá-lo e quais fatores levar em consideração para adquirir um medidor de pH de qualidade. Confira!

O que é o medidor de pH e como ele funciona

Conforme destacamos anteriormente, o medidor de pH é um instrumento utilizado para aferir a acidez ou alcalinidade de uma determinada solução. Ele é formado por eletrodo (sensor), conectado a um potenciômetro. A partir disso, é feita a conversão do valor de potencial do eletrodo em unidades de pH.

Quando o eletrodo é submerso na solução a ser verificado, são produzidos milivolts, que posteriormente são transformados para escala pH, disponibilizada no display do aparelho. O resultado pode variar de 0 a 14. Quanto mais próximo de 14, a amostra é mais alcalina, pois há maior presença de íons H+. Quanto maior próxima do zero, maior a acidez da solução e maior a concentração de íons de hidrogênio (H+).

A solução é considerada neutra quando o valor do pH for igual a 7. Além disso, eles podem ser portáteis, de bolso ou de bancada. A escolha de cada um vai depender da finalidade e da necessidade para utilização do aparelho.

Como utilizar o medidor de pH

Para utilizar o medidor de pH de forma eficiente, é necessário que ele esteja calibrado. Nossos medidores de pH geralmente são adquiridos com esse certificado. Contudo, após um tempo de uso, é necessário fazer a recalibragem do aparelho. Você pode buscar por laboratórios que prestem esse tipo de serviço — conforme indicação do fabricante.

Além disso, se o medidor apresentar algum defeito antes do prazo estipulado, é necessário fazer a calibração, garantindo assim a precisão das medições. Outro ponto importante a ser comentado é que o medidor de pH deve ser calibrado com soluções-padrão de pH, conhecidos também como soluções tampão pH4, pH 7 e pH 10, que em geral, acompanham o aparelho.

Assim, a dica é escolher uma com padrão pH 7 e outra com valor próximo ao esperado da amostra. Coloque um pouco da solução em um recipiente e mergulhe o medidor nele, fazendo o que estiver indicado nas instruções do medidor. Apesar de simples, o processo é fundamental, pois leva à compreensão exata das leituras para que sejam feitos os ajustes, caso exista necessidade.

Como adquirir um medidor de pH de qualidade

É necessário escolher um medidor de pH que esteja de acordo com as necessidades existentes na sua empresa. Para facilitar o uso do instrumento, dê preferência por um phmetro digital, como o ITPH3500, disponível na Instrutemp. Se você tem dúvidas sobre o assunto, pode consultar um de nossos vendedores. Eles têm conhecimento para indicar o melhor modelo para o seu caso.

O medidor de pH é o instrumento ideal para a aferição da acidez ou alcalinidade, que é importante tanto para a segurança quanto para o controle de qualidade de determinados produtos ou processos de fabricação. Em ambientes industriais que apresentam essa particularidade, o medidor de pH não é apenas um item diferencial, mas um item obrigatório.

Conheça toda nossa linha aqui na Instrutemp!

No Comments

Post A Comment

Fale Conosco no WhatsApp