Como medir tensão e potência com precisão

No ramo da eletro-eletrônica, é muito importante que as medições sejam feitas perfeitamente, tanto para garantir a segurança das pessoas como dos equipamentos. Uma medida elétrica errada pode ocasionar grandes prejuízos!


Veja também: 5 instrumentos de medição imprescindíveis para a Segurança do Trabalho

Mas como medimos tensão e potência de forma precisa? Nesse artigo vamos falar sobre essas duas grandezas e como medí-las de forma precisa.

Como medir a tensão

Você sabe o que é a tensão? Também conhecida como voltagem, ela é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um circuito. A tensão é a medida da energia potencial de um campo elétrico que provoca uma corrente elétrica em um condutor.

Os aparelhos que fazem a medição da tensão são os voltímetros, podendo ser eles analógicos ou digitais. Os dois são muito utilizados, mas o voltímetro digital permite uma leitura melhor e uma confiabilidade maior do valor de diferencial de potência. O voltímetro, no geral, tem como característica a impedância de entrada elevada para não alterar o circuito que está medindo.

O multímetro é um aparelho um pouco mais sofisticado, que consegue medir várias grandezas de uma corrente elétrica, como intensidade e potência, mas também consegue aferir a tensão. Como o voltímetro, o equipamento também tem as versões digital e analógica.

Na versão analógica, o multímetro utiliza a força eletromagnética para realizar a medição, que aparece no seu ponteiro com diversas escalas graduadas. Já a versão digital do aparelho é mais versátil, possuindo um visor de cristal líquido, sendo mais utilizado em laboratórios e indústrias.

Como medir a potência

A potência é a medida com que o trabalho é realizado em uma unidade de tempo, calculada em Watt (W). O instrumento que faz a medição da potência é o Wattímetro. Esse instrumento é composto por ponteiras que são ligadas em série e em paralelo. As ponteiras ligadas em paralelo medem a tensão na qual o aparelho está submetido. Enquanto isso, a ponteira em série mede a corrente.

E, como você viu no item anterior, o multímetro também apresenta a opção de aferir potência. Quem deseja medir as duas grandezas de forma mais fidedigna possível, pode contar com o multímetro digital.

Garanta medidas exatas

Agora que você já sabe como fazer medições elétricas de forma correta e garantindo a exatidão, conte com a Instrutemp para escolher qual o equipamento que mais se encaixa nas suas necessidades! Confira nossos produtos!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp