ld510-detector-vazamento-ar-comprimido

Tudo sobre detectores de vazamento

O detector de vazamento é um instrumento capaz de calcular vazamentos em sistemas de ar e gás comprimido. Desse modo, é muito importante para indústrias e empresas que possuem esses sistemas. Quer conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades disponíveis nesses aparelhos? Então continue lendo este artigo e saiba tudo sobre detectores de vazamento!

A importância dos detectores de vazamento

Detectores de vazamentos são fundamentais para garantir a segurança em edificações que apresentam sistemas de ar e gás comprimido, especialmente fábricas e indústrias, uma vez que a principal função destes equipamentos e identificar o vazamento de gás, evitar acidentes que podem ocorrer por conta desses vazamentos e redução de custo.

Análise de ar comprimido: Localização de fugas de ar comprimido ou perdas de ar comprimido

Para esta análise, todas as linhas de ar comprimido são incluídas e segmentadas. Inicialmente, , os maiores consumidores de ar comprimido devem ser determinados e posteriormente discriminados como consumidores individuais, como por ex., salas, pisos, linhas de produção ou até mesmo máquinas individuais. Assim, o consumo de ar comprimido é determinado para cada segmento, e com este, os custos de ar comprimido utilizado. Agora, com o detector de vazamento de ar comprimido modernos, com recurso a ultrassons, como por exemplo, pequenas fugas ou perdas de ar comprimido, podem ser encontradas de forma rápida e fácil.

Utilize esta hipótese e reduza as fugas e o consumo de ar comprimido e os seus custos atuais através de uma análise sistemática de ar comprimido. Além disso, os dados medidos podem ser armazenados de forma segura no servidor da empresa. Com estes dados, quando ocorrem picos de ar comprimido inesperados, causados por linhas defeituosas ou mangueiras de ar comprimido danificadas, possam ser reconhecidos imediatamente. Outra solução também, são através da instalação de registradores gráficos inteligentes, como por ex., o DS 500 para as linhas de ar comprimido mais importantes, que ajudam a tornar o consumo de ar comprimido, os seus custos e as fugas, visíveis. Além disso, os dados medidos podem ser armazenados de forma segura no servidor da empresa. Os limiares de alarme são supervisionados online, de forma a que, quando ocorrem picos de ar comprimido inesperados, causados por linhas defeituosas ou mangueiras de ar comprimido danificadas, possam ser reconhecidos imediatamente. O funcionário responsável recebe diretamente um alerta via SMS ou E-Mail. As válvulas de ar comprimido podem ser fechadas através de relés de alarme. As fugas de ar comprimido, em parte, podem ser eliminadas com bastante facilidade trocando as juntas de ar comprimido não estanques ou os conectores de ligação ou apertando parafusos, como por ex., flanges de ar comprimido. Isso é muito mais problemático no caso de sistemas de ar comprimido com longas linhas que cresceram ao longo do tempo, diâmetros internos muito pequenos das condutas de ar comprimido, curvas e novas junções no sistema, perdas de pressão em filtros e secadores. Diâmetros internos nos tubos de ar comprimido demasiadamente pequenos conduzem a uma taxa de caudal elevada e nada económica e, como tal, a perdas de pressão. O caudal de ar comprimido não deve ser superior a 6 m/s (em funcionamento). No caso de taxas de caudal mais elevadas, haverá uma perda de pressão elevada e, por conseguinte, haverá energia desperdiçada. Por outro lado, uma redução da pressão de linha de 1 bar pode economizar aproximadamente 8% da energia. Filtros sujos levam a uma pressão diferencial desnecessária e a uma queda de pressão na tubulação. A fim de reduzir esses fatores de desperdício de energia e para tê-los sob controle a longo prazo, não basta usar os medidores de ar comprimido recomendados mas também devem ser monitorizadas as pressões diferenciais nos filtros mais importantes através de um registrador gráfico inteligente. Com o uso de registradores gráficos também podemos determinar os intervalos de serviço para a troca do filtro de forma otimizada. Para uma produção livre de falhas é necessário ar comprimido seco.

O que considerar ao escolher um detector de vazamento

Ao buscar por um detector de vazamento, você deve levar em consideração alguns fatores, como a sensibilidade, resistência a choque, comando de saída para bloqueio de solenóide, compatibilidade com outros sistemas de segurança existentes, indicação visual, desempenho, amplitude da cobertura de área e velocidade de resposta.

Cada detector de vazamento apresenta especificações únicas e funciona melhor de acordo com a realidade da indústria ou ambiente no qual é inserido, assim como da substância em que se deseja identificar, tamanho do ambiente protegido, integração a sistema de proteção contra incêndios e outros fatores.

Entre os detectores que você pode adquirir, indicamos o LD510, que além de medir e detectar fugas de fases, realiza as medições necessárias em relação ao fluxo, ponto de condensação, pressão e temperatura.

Resumindo, os detectores de vazamento são fundamentais para fábricas e indústrias, uma vez que a principal função destes equipamentos são identificar e calcular o vazamento de gás e ar comprimido, evitar acidentes que podem ocorrer por conta desses vazamentos e redução de custo e garantir a segurança. Não perca tempo e adquira logo o seu.

No Comments

Post A Comment

Fale Conosco no WhatsApp