instrutemp-vaisala-sonda-medicao-hmp3

Duas sondas, um transmissor: isso é possível?

instrutemp-vaisala-sonda-medicao-hmp3

Já adiantamos a resposta. SIM. Quando falamos em duas medições em um transmissor, estamos falando de um suporte para sonda dupla da série Indigo500, que possui a capacidade de um único transmissor ou dispositivo de monitoramento interagir com dois dispositivos de monitoramento distintos e mostrar, transmitir e registrar seus dados de modo independente.

Dessa maneira, o suporte permite que se monitore com mais facilidade diversos parâmetros e parâmetros redundantes em um mesmo espaço — ou em ambientes diferentes.

Vantagens de usar sondas que fazem medições de dois parâmetros distintos

Em geral, um ambiente ou procedimento requer monitoramento em diversos locais, sob a ótica de diversos parâmetros distintos. É normal que o monitoramento ocorra em situação de entrada e exaustão de um mesmo processo, para que se garanta a qualidade do produto e eficiência energética.

Quando o espaço de montagem é limitado, um transmissor com sonda dupla é uma opção útil e muito ágil. Quando um ambiente industrial precisa monitorar diversos parâmetros em um mesmo espaço, é necessário utilizar vários sensores — e a sonda dupla é muito útil nessas situações.

Em geral, ao utilizar duas sondas para a medição de dois parâmetros diferentes, existe a vantagem por aumentar a capacidade de compreender de forma mais precisa as condições em um espaço ou processo.

Combinações possíveis de suporte para sonda dupla

Várias são as combinações possíveis para sonda duplas. Não há limitações de combinação de sondas para nenhuma das sondas inteligentes disponíveis, sejam as que realizam a medição de umidade, ponto de orvalho, temperatura, dióxido de carbono, umidade em óleo e peróxido de hidrogênio vaporizado. 

É possível combinar uma sonda de ponto de orvalho na entrada do secador e uma sonda de umidade e temperatura na saída, para o caso de aplicações de secadores de leito fluidizado, secagem de plásticos e uso de revestimentos em cápsulas.

Outra possibilidade é em aplicações de alta umidade que envolvem níveis consideráveis de condensação, em que se pode usar uma sonda aquecida para níveis de umidade em conjunto a uma sonda de temperatura para que se calcule variáveis como umidade relativa.

Indústrias e aplicações que mais se beneficiam com a sonda dupla Indigo500

Há diversas aplicações que podem se beneficiar de um transmissor Indigo com suporte para sonda dupla. O uso dessas sondas na entrada e saída é recomendado para qualquer aplicação que se utilize de para alimentar um processo e, depois, monitorar a exaustão para indicar a eficiência do processo.

De forma resumida, todo processo que necessite aferir as condições antes e depois, pode usar um transmissor com suporte para sonda dupla. Recursos energéticos e a duração do processo são diretamente afetados por essas condições, e as decisões de controle em tempo real devem ser tomada para manter ou mesmo para proteger a qualidade do produto em questão.

Aplicações que exigem medições parecidas em ambientes distintos podem usar sondas remotas conectadas a um único transmissor Indigo. Isso permite fornecimento de energia de modo simples, além de suporte à comunicação.

Outra vantagem que deve ser destacada é a capacidade de efetuar a troca de sondas de medição do transmissor, sem a necessidade de remover o transmissor que está instalado.  Isso contribui para os esforços de calibração, pois as sondas sobressalentes podem ser colocadas em atividades de forma simples.

Com isso, permite-se maior flexibilidade em situações do processo em que há uma alteração em que diferentes parâmetros estejam sendo aferidos.

 Sendo assim, o suporte para sonda dupla da série Indigo500 consiste em uma excelente alternativa para uma série de aplicações e segmentos da indústria. Ao longo do texto, abordamos sobre o que é e como funciona, além de destacar as vantagens e onde utilizar.

Gostou do que leu? Então conheça o nossos transmissores Indigo500!

No Comments

Post A Comment

Fale Conosco no WhatsApp