instrutemp-espaço-confinado-instrumentos-colaboradores

Espaço confinado: instrumentos para garantir a segurança do colaborador

instrutemp-espaço-confinado-instrumentos-colaboradoresEspaços confinados apresentam um alto índice de acidentes de trabalho, segundo especialistas em Segurança do Trabalho. Para tornar o trabalho nesses ambientes mais seguros, é importante que se adote uma série de medidas. Uma dessas medidas é a utilização de instrumentos próprios para o trabalho em espaço confinado.

Com o objetivo de esclarecer sobre o assunto, fizemos este artigo. Acompanhe!

O que é espaço confinado?

Há uma grande dúvida, por parte de empresários e trabalhadores, em determinar o que é um espaço confinado. Até por conta dessa definição não ser fixa, mas variar de acordo com a atividade. Uma caixa d’água, geralmente, é um elemento comum de armazenamento de água, mas pode se tornar um espaço confinado em eventos específicos, como quando precisa ser esvaziada e limpa por alguém.

Não levar em consideração o fato do espaço confinado existir pode levar a sérios problemas de segurança para quem trabalhar nestes espaços. Outra importante definição do que é espaço confinado está presente na NR33, que trata especificamente sobre o assunto:

“Qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio”.

instrutemp-espaço-confinado-trabalhadorDessa forma, se ficar em dúvida se um ambiente é confinado ou não, confira a definição dada pelas normas legais. Entre os principais exemplos de espaço confinado, podemos destacar: galerias, silos, tanques, digestores e tubulações.

Por que é tão importante adotar medidas de segurança para estes espaços?

Como citamos anteriormente, os espaços confinados são locais onde ocorrem inúmeros acidentes. Além dos acidentes , o nível de fatalidade é bastante alto, o que aumenta os cuidados que se deve ter em relação a esses ambientes. Esses acidentes ocorrem por diversas razões, mas a principal delas é a falta de conhecimento sobre os riscos de trabalhar nesses espaços e eventuais medidas para mitigar esses riscos.  

Para amenizar os riscos, conhecer e adotar as medidas de prevenção é fundamental. Estas informações estão presentes na NR33, e uma das recomendações é a utilização de instrumentos de segurança.

Quais são os principais instrumentos de segurança para espaços confinados?

São vários os instrumentos que se pode utilizar para espaço confinado com o objetivo de aumentar a segurança do trabalho dos colaboradores. Um deles é o insuflador de ar, que serve para evitar que ocorram explosões em espaços confinados, realizando a exaustão desses ambientes, ou mesmo insuflando o ar presente. Um dos exemplos de insuflador é o ITINS20, um  exaustor/insuflador Instrutemp 8.

ITINS20-insuflador-de-ar

Outro instrumento muito importante, mas que não é exclusivo para esses espaços, é o extintor de incêndio. Ele serve para inibir focos de incêndio, que em espaços confinados, são especialmente perigosos — uma vez que as chamas consomem rapidamente o oxigênio presente no local.

instrutemp-espaço-confinado-trabalhador-cordasOs detectores de gases são outros equipamentos que você deve utilizar para espaços confinados. Eles servem para fazer a medição da porcentagem de um determinado gás em um ambiente. Dessa forma, é possível analisar se o espaço confinado apresenta uma quantidade segura de oxigênio para que o colaborador consiga operar. Podemos destacar o IT4GASES e o ITMONOGAS  para este fim.

instrutemp-espaço-confinado-detector-it4gases-monogas

Os espaços confinados são locais perigosos por essência. E quando os cuidados específicos para o trabalho no local não são tomados, eles se tornam ainda mais problemáticos, especialmente para o colaborador responsável para fazer a atividade. Utilizar equipamentos pode contribuir para salvar vidas, que é o mais importante e, além disso, impede que a empresa sofra com diversos problemas no futuro.

Gostou do que leu? Conheça a Instrutemp e nossos instrumentos que ajudam a sua empresa a fornecer um trabalho mais seguro e eficiente!

Gostou do que leu? Não deixe de ver nossos outros conteúdos e fale conosco caso tenha dúvidas ou queira conhecer mais sobre a Instrutemp! Aproveite e conheça a nossa loja! Até a próxima.

No Comments

Post A Comment

Fale Conosco no WhatsApp