Importância da TERMOGRAFIA para a manutenção preditiva

A termografia pode ser definida como uma técnica sensorial remota, realizada por meio de câmeras e sensores infravermelhos que medem a temperatura e a distribuição de calor. O objetivo desse processo é identificar possíveis falhas térmicas e desgastes em fase inicial.

Através dessa tecnologia é possível detectar em estágio inicial, processos de falha gerados por anomalias térmicas em um determinado componente antes que ocorra interrupção de funcionamento dos equipamentos, podendo classificar e quantificar.

Essa técnica identifica o problema precisamente no local afetado, sem que haja a necessidade de interromper os processos e sem desmontar equipamentos para inspeção. Os setores em que são aplicados esse tipo de análise são: instalações elétricas, equipamentos mecânicos, sistemas de refrigeração e aquecimento, infiltrações e isolamento térmico.

A manutenção preditiva baseia-se em um conjunto de medidas de acompanhamento periódico de equipamentos e máquinas, com o intuito de diminuir possíveis danos que esses dispositivos possam apresentar.

Dentro da termografia, esse tipo de manutenção é extremamente importante, uma vez que determina com antecedência a necessidade de realizar algum tipo de manutenção nos componentes do equipamento, tornando muito mais fácil a eliminação do problema sem a necessidade de desmontagem.

Além disso, a manutenção preditiva termográfica é muito mais econômica, aumenta a vida útil e a disponibilidade do equipamento, minimiza o número de falhas e aumenta a produtividade do equipamento.

BENEFÍCIOS DA TERMOGRAFIA
Esse tipo de procedimento traz diversas vantagens para a empresa e para os equipamentos em que é aplicado, tais como:

• Elimina a necessidade de interromper o processo de produção para a realização das análises;
• Transmite as imagens em tempo real;
• Minimiza a necessidade de realizar a manutenção corretiva;
• Diminui o consumo de energia elétrica;
• Maximiza a vida útil do equipamento;
• Aumenta a produtividade da indústria;
• Não exige contato direto com o maquinário;
• Aumenta a eficiência dos programas de manutenção preditiva.

ANÁLISE TERMOGRÁFICA DE COMPONENTES ELÉTRICOS – CAMPOS DE APLICAÇÃO:

Equipamentos e Sistemas Elétricos:
A inspeção termográfica em sistemas elétricos identifica problemas causados por anomalias térmicas devido à relação corrente/resistência dos componentes, geralmente causadas por deficiências de contato.

Equipamentos Mecânicos Dinâmicos:
Quando utilizada em equipamentos mecânicos permite identificar problemas causados pelo atrito entre peças devido à lubrificação deficiente ou inadequada, desalinhamento de eixos pelo aquecimento nos dispositivos de acoplamento

Equipamentos Mecânicos Estáticos:
A Termografia realizada em equipamentos estáticos busca basicamente a identificação em superfícies de regiões onde exista deficiência de isolamento térmico.

As falhas dos equipamentos através da detecção de radiação infravermelha. Essa radiação é emitida pelas variações de temperatura dos objetos, formando imagens térmicas que auxiliam na prevenção de defeitos e interrupções dos processos produtivos, permitindo uma programação de manutenção, minimizando mão-de-obra e recursos envolvidos.

A análise termográfica pode evitar tais despesas e infortúnios através da inspeção periódica, mantendo sob controle a empresa com inúmeros benefícios, aumentando a vida útil dos componentes sendo ela empresa de grande, médio ou pequeno porte.

Estamos aqui para lhe ajudar!
Visando em atender todos os nossos clientes para adequação com os melhores instrumentos, trouxemos ao mercado o melhor da instrumentação. A Instrutemp em tecnologia de termografia integra-se perfeitamente em sua gama existente de produtos.

A nova Série T500 da FLIR conta com os recursos necessários para os profissionais solucionarem com precisão problemas de pontos de calor e falhas em potencial. Com a plataforma de lente giratória em 180° e uma tela LCD brilhante de 4 polegadas, as câmeras FLIR T530/T540 são projetadas para ajudar os usuários a diagnosticar componentes de difícil acesso em qualquer
ambiente. Ferramentas avançadas de medição na câmera, autofoco assistido por laser e a qualidade de imagem líder do setor da FLIR garantem que você encontrará e diagnosticará problemas mais
rapidamente.

FLIR Série T500™
Câmeras de Imagens Térmicas Profissionais

TOME DECISÕES CRÍTICAS RAPIDAMENTE
O autofoco assistido por laser garante que você terá o foco preciso necessário para as leituras de
temperatura mais precisas, enquanto que o FLIR Vision Processing™ – potenciado pelos MSX®, UltraMax e algoritmos de filtragem adaptativa patenteados – garante uma geração de imagens térmicas nítidas.

FLEXÍVEL E EFICIENTE
O bloco óptico da Série T500 gira 180°, fazendo dessas câmeras as mais versáteis e ergonômicas na linha de produtos da Série T. Capture imagens de alvos em qualquer ângulo – confortavelmente – durante todo o dia, sem inclinar ou torcer o seu corpo.

MAXIMIZE A SEGURANÇA
Efetue a varredura em busca de possíveis falhas a partir de uma distância mais segura e ao longo de áreas maiores graças a uma seleção de óptica inteligente intercambiável AutoCal™, uma precisão notável de medição de temperatura e resolução nativa real de até 464 x 348 (161.472).

 Clique e faça o Download do nosso E-book

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp