inspecao-boroscopica-instrutemp

5 situações em que a inspeção boroscópica é recomendada

inspecao-boroscopica-instrutemp

A boroscopia é uma técnica muito importante para ser utilizada em análises e manutenções preventivas. Ela permite que se visualize compartimentos e partes de equipamentos que não são possíveis de analisar a olho nu. Dessa forma, se torna muito importante para a manutenção de equipamentos na indústria. Quer saber mais sobre a inspeção boroscópica? Então leia este artigo!

O que é a boroscopia

A boroscopia é conhecida também como videoscopia industrial. Se assemelha muito à endoscopia utilizada na medicina e apresenta objetivos similares (capturar imagens e vídeos de partes internas de materiais e equipamentos), possibilitando assim uma inspeção visual remota por meio de equipamentos ópticos-digitais.

Para tornar possível a execução dessa técnica, é utilizado o boroscópio (também conhecido como videoscópio). Este instrumento permite o acesso a locais de difícil acesso por meio de uma sonda com câmera de alta resolução. Existem diferentes comprimentos e diâmetros, podendo estas serem articuladas, semi-articulada, semirrígida ou rígida.

Dessa forma, há instrumentos diferentes para cada situação. Esta técnica contribui diretamente para a manutenção preventiva e preditiva de máquinas e equipamentos. É uma técnica de ensaio não-destrutivo, e, portanto, a boroscopia permite resultados ágeis e diagnósticos precisos, que não comprometem em nenhum momento a produção normal de uma indústria.

Assim, não acarreta maiores transtornos em relação à montagem, desmontagem e mobilização de componentes da indústria para inspeção.

Pode-se afirmar, portanto, que a boroscopia é, sem dúvida, um excelente investimento para garantia da qualidade na indústria e, por consequência, uma prática fundamental para grande redução de custos na produção.

Quando utilizar a inspeção boroscópica

Separamos aqui cinco situações para utilizar a inspeção boroscópica.

1. Analisar cabos dentro dos eletrodutos

Essa é, talvez, a utilização mais óbvia da boroscopia. Analisar o estado dos cabos dentro dos dutos é importante para que se identifique os cabos ressecados, ou mesmo se há uma obstrução no eletroduto.

2. Manutenção mecânica

A manutenção mecânica é outra que pode se beneficiar com uso da boroscopia, pois esta facilita a procura de rachaduras internas em peças, como é o caso de bloco de motor. Com o boroscópio, torna-se mais fácil analisar as paredes internas do bloco do motor, ver o estado do metal e verificar possíveis rachaduras, tomando uma medida adequada para cada situação.

3. Analisar o estado das polias do motor

A boroscopia é muito utilizada para analisar o interior das máquinas sem que seja necessário desmontar a caixa de proteção, estado de engrenagem das polias, cabos que passam por dentro da estrutura da máquina, estado da rosca infinita da coluna do equipamento, etc. Assim, é possível realizar a manutenção sem comprometer a integridade da máquina.

4. Manutenções prediais

O uso da boroscopia também pode ser aplicado a manutenção prediais, especialmente no que diz respeito à análise das cavidades internas para detecção de cabeamento elétrico, tubulações, vazamentos, focos de bolor e infestação de insetos. Assim, é possível tomar atitudes mais eficientes para sanar o problema de manutenção da edificação, o que garante um melhor funcionamento dos sistemas.

Além de indústrias, a boroscopia pode ser utilizada, nesse sentido, para condomínios e edifícios comerciais, que precisam de uma manutenção mais eficiente de vários sistemas prediais.

5. Sistemas de refrigeração, ventilação e ar condicionado

Sistemas de refrigeração artificial, de modo a deixar o ambiente na temperatura ideal para o serviço ou trabalho. E para isso, é fundamental realizar a manutenção do ambiente. Com a boroscopia, se permite um acesso ao interior dos motores elétricos, interior de tubulações, compressores, paredes e interior de tubos, verificando se está tudo dentro dos padrões para que o sistema funcione de forma adequada.

Assim, a inspeção boroscópica pode e deve ser utilizada em muitas situações diferentes na indústria. Apresenta vantagens que tornam a manutenção de diversas máquinas e sistemas mais baratos e eficientes.

Gostou do que leu? Então conheça a linha de boroscopia da Instrutemp! Temos diversas opções para diferentes necessidades.

No Comments

Post A Comment