A importância dos instrumentos de medição na segurança do trabalho

Os instrumentos de medição são muito importantes para várias áreas de trabalho, pois eles ajudam a verificar a exatidão das variáveis necessárias para que tudo saia dentro do esperado. Quando estamos falando de segurança do trabalho, não é diferente. Dezenas de aspectos devem ser considerados a fim de que tudo esteja dentro da legislação ou da norma regulamentadora que dispõe sobre tal trabalho. Para te ajudar a entender melhor essa relação, elaboramos este artigo. Vamos conferir?

O respeito à Segurança do Trabalho

Tudo que compreende  segurança do trabalho, estabelecido pelas normas regulamentadoras, é primordial para que se evitem acidentes e transtornos na execução de trabalhos que envolvem risco. Respeitar todos os dispositivos informados nas normas regulamentadoras, apesar de, algumas vezes, parecer desnecessário a alguns olhos, é o que promove um trabalho mais tranquilo para todos os envolvidos. Cumprindo o disposto na legislação, também fará com que se evite problemas com processos trabalhistas e até mesmo questões de responsabilidade civil ou penal no futuro.

Os instrumentos de medição

Os instrumentos de medição são dispositivos utilizados para verificar todas as variáveis necessárias para a execução de determinada função ou cumprimentos das normas requeridas. Há uma infinidade de aparelhos para as mais diferentes medições, desde a medição de temperatura, vento e som, até índices de luminosidade e gases de um ambiente, vibrações em máquinas e pessoas e registro gráfico térmico.

Instrumentos de medição e a segurança do trabalho: uma relação necessária

As normas regulamentadoras determinam certos valores que devem ser respeitados para garantir a segurança do trabalho. A única maneira precisa de determinar tais valores é através de instrumentos de medição de confiança e bem calibrados. A Norma Regulamentadora 33, por exemplo, que dispõe sobre trabalhos confinados, exige um controle sobre a intensidade de luz e gases no local. Essa medição pode ser feita através de um luxímetro e um explosímetro ou detector de gases, respectivamente.

instrumentos de medição segurança do trabalho

Com os instrumentos de medição específicos para a sua necessidade, você poderá calcular todas as variáveis que envolvem o trabalho realizados naquele ambiente específico, prevenindo dores de cabeça e ficando completamente de acordo com a legislação. Isso tudo além expressar o respeito pela dignidade e pela vida das pessoas que trabalham com você. Jamais deixe de ter um bom instrumento de medição, sempre bem calibrado, para controlar todos os aspectos necessários para um trabalho com menos riscos.

A Instrutemp te ajuda nessa missão

A Instrutemp é especializada em instrumentos de medição e conta com laboratório próprio para testes e calibrações. Não deixe de contatar-nos para um orçamento personalizado, através do qual veremos as suas necessidades e indicaremos os instrumentos de medição necessários para que você fique tranquilo e garanta a segurança do trabalho adequada. Confira! www.instrutemp.com.br

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp