instrutemp-manutencao-preventiva-equipamentos-industriais

Manutenção preventiva de equipamentos industriais: por que fazer agora

Estamos atravessando um período em que uma grande quantidade de indústrias se encontra parada. Mas, como todo bom gestor, é importante encontrar oportunidades mesmo diante de cenários adversos, e com a fábrica parada, você pode encontrar um bom momento para realizar algumas atividades produtivas e de grande importância para a saúde do seu negócio: a manutenção preventiva de equipamentos industriais.

Para que a manutenção seja feita de forma eficiente, é necessário levar alguns pontos em consideração. Continue lendo e confira!

Por que uma manutenção preventiva de equipamentos industriais logo agora?

Muitas indústrias se encontram ociosas ou funcionando abaixo da capacidade por conta do isolamento social em virtude do coronavírus. Desse modo, há  uma grande oportunidade de uma equipe menor realizar manutenção na indústria por meio de equipamentos, como hipot, boroscópio e termovisor. Esses equipamentos possuem a capacidade de antever e detectar problemas em estágios iniciais.

 

Assim, é possível realizar a manutenção desses equipamentos de forma mais rápida. Caso esses procedimentos não sejam adotados, possíveis problemas e até maiores aparecerão no futuro, ou mesmo a troca do equipamento completo. Sabe aquele velho ditado do “é melhor prevenir do que remediar”? Com a  manutenção em dia, utilizando esses equipamentos, essa máxima é atendida.

Boroscopia

O boroscópio é o instrumento utilizado para realizar inspeção não destrutiva em diversos meios. A boroscopia é uma técnica utilizada para que se consiga visualizar uma máquina em seu interior, sem a necessidade de cortes ou de destruição. Funciona mais ou menos como a endoscopia, só que em vez do corpo humano, a boroscopia se aplica em máquinas.

 

Com isso, é possível verificar se há algo no interior da máquina que esteja oferecendo risco ao funcionamento do equipamento, ou que precise ser trocado.

Termovisor

Os termovisores são instrumentos que fazem a medição da temperatura de equipamentos, que busca avaliar uma região e detectar na área inspecionada diferentes temperaturas. Associado a algumas anomalias em equipamentos, a termografia industrial permite, de forma otimizada e sem contato, inspecionar um grande número de equipamentos em pouco tempo. Apesar de existir outros equipamentos que conseguem realizar essa tarefa, o termovisor se destaca pela amplitude de visão que oferece, e que justifica todos buscarem este recurso no mercado de manutenção preventiva de equipamentos industriais.

A partir desse instrumento, é possível chegar a uma imagem térmica dos equipamentos. Para a geração dessas imagens térmicas, não há necessidade do contato direto entre a máquina e o instrumento, mas do simples apontamento do instrumento na direção do equipamento.Com as imagens, os técnicos avaliam se os equipamentos estão aquecendo a um nível aceitável e, caso contrário, verificam as causas de superaquecimento, contribuindo para evitá-lo.

HIPOT

Também chamado de ensaio de resistência dielétrica ou Teste de Elevado Potencial (alta tensão), o HIPOT é um instrumento de teste que consiste em uma avaliação de rigidez da tensão suportável. Esse teste é aplicado sobre materiais, ferramentas e equipamentos elétricos para avaliar a qualidade das isolações elétricas. Em muitos casos, a realização deste teste é obrigatória. 

Para avaliar a obrigatoriedade desse teste, vale a pena dar uma conferida na NR 10. Além de evitar a perda de equipamentos elétricos, o HIPOT é eficiente no sentido de aumentar a segurança na utilização de produtos elétricos e aproveitar este momento pode ser  uma boa chance de conferir a performance dos seus equipamentos.

A manutenção preventiva de equipamentos industriais é uma etapa fundamental para evitar gastos desnecessários com manutenção tardia ou mesmo com a necessidade da troca de equipamentos inteiros. Além disso, a manutenção preventiva também aumenta a eficiência dos seus equipamentos e a segurança dentro da sua empresa. Gostou do que leu? Então entre em contato conosco da Instrutemp e conheça nossos equipamentos!

No Comments

Post A Comment

Fale Conosco no WhatsApp