Medição Barulho em números

Barulho em números!
Há que considerar, ainda, o dano que o som em exagero pode provocar na audição. Sons que estão acima de 85 decibéis (dB) são considerados prejudiciais ao ouvido. Para enquadrar uma visão mais rotineira: Ouvir música em fones de ouvido, em um volume médio, pode gerar pressão sonora de até 100 dB. Isso é suficiente para provocar danos permanentes na audição, dada a exposição de apenas 15 minutos por dia. Um show de rock pode chegar a medir 120 dB. O som de escavadeira trabalhando numa construção, por exemplo, pode chegar a até 80 dB.
Não importa o quanto argumente, a Poluição Sonora é responsabilidade de cada um de nós. Ouvir música com volume que alcança todo o bairro, tocar a buzina sem parar, entre outras práticas, pioram a qualidade de vida em geral. Portanto, o primeiro a fazer é auto conscientizar-se, buscando minimizar as fontes de ruído, e principalmente, respeitando o espaço do próximo.
Quem é obrigado a conviver com sons externos irritantes (como aqueles que moram ao lado de um aeroporto, ou num cruzamento movimentado) pode buscar reforçar a saúde para evitar possíveis males. A recomendação dos pesquisadores é que se dedique a meditação diária, pelo menos por 10 minutos. Além disso, pode-se cumprir uma rotina de exercícios físicos, aliados a alimentação saudável. Deste modo, o lado direito do cérebro vai estar preparado para manter-se tranquilo, mesmo quando o carro com propaganda política passar em frente a sua casa, e tentar tirar o seu sossego…  



No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp