instrutemp_trabalhador operando uma britadeira

Medidor de vibração de corpo humano: como pode auxiliar na indústria?

instrutemp_trabalhador operando uma britadeiraOs efeitos produzidos pelas máquinas podem ser prejudiciais à saúde, mesmo que o operador ou colaborador que compartilha o ambiente com a máquina não perceba isso no curto prazo. Um dos efeitos mais danosos para a saúde do operador é a vibração. Por isso, é fundamental que a empresa ou indústria adote medidas para diminuir os ruídos e adotar estratégia para conter os seus danos, como a utilização do medidor de vibração.

Com o objetivo de esclarecer mais sobre esse tema, muito importante para a segurança do trabalho e saúde dos colaboradores, fizemos este breve artigo sobre o assunto. Continue lendo e confira!

Os perigos da vibração

As vibrações podem ser definidas como movimentos oscilatórios, realizados sobre um determinado corpo em relação a um ponto de equilíbrio. Estas vibrações são medidas em hertz. Vibrações de baixa frequência (entre 1 e 80 hertz) são as mais prejudiciais ao ser humano.

Isso se dá pelo fato destas vibrações causarem ressonância — quando um corpo passa a vibrar na frequência de outro —, enquanto as vibrações acima desse valor são absorvidas pelo corpo.

Assim, esse efeito de ressonância, que é prejudicial ao organismo humano, causa dores abdominais, náuseas, dores musculares, respiração curta, perda de equilíbrio, perda de tato e lentidão nos reflexos.

Dessa forma, é importante evitar o contato constante de um colaborador com esses equipamentos, seja em indústria ou empresas de construção civil, onde esses equipamentos são mais facilmente encontrados.

O que é o medidor de vibração

O medidor contém um sistema que inclui diversos componentes eletrônicos e possibilita a aferição de diversos parâmetros. Os medidores podem ou não ter a capacidade de armazenar dados, isto é, de coletar e registrar uma série de medidas. Contudo, a maioria dos medidores já apresenta essa capacidade.

Isso ocorre pois boa parte deles possui datalogger integrado — um registrador de dados para coletar e armazenar as informações ao longo do tempo. Assim, os dados ficam armazenados para análise posteriores, em computadores, outros equipamentos e documentos a serem analisados por profissionais especializados.

Medidor de vibração de corpo humano 

Para medir a vibração em corpos humanos, recomendamos o uso de medidor de vibração ocupacional, como o  ITMV31. Esse modelo possui quatro canais e foi projetado para medir a vibração do corpo humano em diversos ambientes. Os sensores de mãos e braços e também o de corpo inteiro são constituídos por um sensor triaxial, que capta as medições de aceleração, velocidade e deslocamento.

Vale destacar que o equipamento é feito apenas para medir a vibração do corpo humano, enquanto outra categoria de medidores analisa a vibração em máquinas e equipamentos. Estes são muito utilizados em indústrias ou empresas da construção civil, mas seu uso não se restringe a essas áreas. Toda e qualquer atividade que apresente uma máquina com grande vibração é passível de ser analisada por um medidor. 

Como utilizar o equipamento

Grande parte dos medidores de vibração de corpo humano disponíveis no mercado necessitam de um operador especialista para o seu manuseio. Em geral, os aparelhos possuem tecnologia de ponta, que fornecem informações detalhadas digitalmente. O aparelho deve ser corretamente acoplado no funcionário, a fim de coletar os dados requisitados. 

O medidor de vibração de corpo humano é muito importante, seja para preservar a saúde dos colaboradores da empresa ou indústria, seja para manter a qualidade do próprio equipamento e infraestrutura do local.Gostou do que leu? Então entre em contato conosco da Instrutemp! Temos diversos medidores de vibração e outros produtos para a indústria.

No Comments

Post A Comment

Fale Conosco no WhatsApp