O medidor de stress térmico (IBUGT) e a NR 15

A segurança do trabalho é um assunto latente e preocupa trabalhadores e empresas. Estar dentro das normas regulamentadoras é fundamental para assegurar as condições de trabalhos adequadas ao trabalhador e prevenir o empresário de possíveis sanções.

O que é medido pelo monitor de stress térmico?

Um dos índices que deve ser medido, é o stress térmico – ou avaliação de exposição ao calor – preconizado pela NR 15, que dispões sobre atividades e operações insalubres. Para saber o valor de tal índice, utiliza-se o medidor de stress térmico, que calcula o IBUTG – Índice de Bulbo Úmido e Termômetro de Globo.

Quais os componentes do medidor de stress térmico?

O medidor de stress térmico é formado por 3 componentes: o termômetro de bulbo seco, o termômetro de bulbo úmido e o termômetro de globo. Através das temperaturas coletadas por estes três termômetros, tem-se o cálculo do stress térmico (IBUGT) – ou temperatura de conforto do trabalhador.

medidor stress termico

Para que servem os valores obtidos?

Os dados obtidos devem ser contrapostos aos presentes no Anexo III da NR 15, considerando os quadros I, II e III. Estes quadros indicam os valores do regime de trabalho intermitente com descanso no próprio local, com descanso em local separado e, também, os valores das taxas de metabolismo por tipo de atividade, respectivamente.

É importante salientar que existem diferenças de padrão para trabalhos internos e trabalhos externos, mas o medidor de stress térmico completo, formado por esses três componentes, poderá calcular ambos os valores.

Medidor de stress térmico é com a Instrutemp!

Confira a nossa linha completa de medidores de stress térmico e termômetros de globo para o cálculo de IBUTG! Não deixe de falar com um de nossos especialistas para saber qual a melhor solução em instrumentos de medição para você!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp