Como e por que medir níveis de ruído e som

Os ruídos e sons oriundos dos mais variados lugares estão presentes no dia a dia de qualquer pessoa. O silêncio absoluto é inexistente no mundo agitado em que vivemos, mas é importante saber que há níveis de ruído e som que são toleráveis e outros que extrapolam os limites da razoabilidade.

Ademais, algumas pessoas acabam ficando mais expostas a ruídos nocivos à saúde do que outras, principalmente pelo seu tipo de trabalho e isso deve ser verificado para que não haja danos irreversíveis ao sistema auditivo e à qualidade de vida.

A unidade de medida do ruído

Existe uma unidade de medida específica para medir os níveis de som e ruído presentes no ambiente. Essa unidade é conhecida como decibel (dB) e pode variar de acordo com cada contexto, não tendo uma medida fixa correspondente a determinada pressão sonora.

Níveis de ruído toleráveis aos humanos

Como já mencionado anteriormente, existem várias fontes e níveis de ruídos que estão presentes na rotina de qualquer pessoa. No entanto, existe um nível considerado tolerável para não prejudicar a audição dos seres humanos e esse nível não deve ultrapassar 85 dB (decibéis). Ruídos com níveis que se aproximam dos 85 dB são o do secador de cabelo e um caminhão, por exemplo.

Níveis de ruído acima dessa intensidade e com exposição prolongada, podem causar lesões irreversíveis ao sistema auditivo. Um show de música em um espaço fechado pode chegar a 120 dB e um avião com a turbina ligada, ultrapassa os 135 dB.

Calculando os níveis de ruído

Os níveis de ruído devem ser calculados através de um decibelímetro, que é um equipamento específico para este fim. Aponta-se o microfone do aparelho em direção a fonte do ruído e tem-se a leitura em tempo real. Outro instrumento que pode fazer a medição de níveis de ruído, é o dosímetro, mas este é mais específico para medir a quantidade de ruído em um período determinado de tempo, sendo colocado junto ao trabalhador durante a sua jornada para tal cálculo.

Decibelímetro (à esquerda) e Dosímetro (à direita)

A importância do nível de ruído para a segurança do trabalhador

Trabalhadores que estejam expostos a ruídos constantes, podem ter sua audição prejudicada. Por isso, de acordo com as normas de segurança do trabalho, a medição de tais níveis faz-se necessária. Se detectado ruído superior ao tolerado, equipamentos de proteção devem ser disponibilizados a fim de amenizar os riscos ao trabalhador. Caso isso não seja feito, os empregadores podem tomar multas e punições.

Veja também: Qual a diferença entre um decibelímetro e um dosímetro?

É preciso ficar atento

Portanto, uma vez que se percebe os riscos que a exposição ao ruído excessivo pode trazer à saúde de qualquer pessoa, é preciso que se preste atenção nos sons aos quais estamos expostos e, se necessário, realizar as medições para que se tome as devidas providências de redução de riscos e danos.

Decibelímetros e dosímetros é com a Instrutemp!

A Instrutemp é especialista em segurança do trabalho e possui uma grande variedade em decibelímetros e dosímetros para a medição dos níveis de ruído. Confira aqui o nosso estoque ou entre em contato agora mesmo com a nossa equipe especialista em segurança do trabalho.

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp