As Normas Regulamentadoras e os instrumentos de medição

O que são as Normas Regulamentadoras

As Normas Regulamentadoras são um conjunto de regras e orientações que devem ser seguidas para que o trabalho seja executado com segurança. Elas são criadas por comissões e aprovadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que as sanciona e fiscaliza seu cumprimento. Atualmente, existem 36 Normas Regulamentadoras e cada uma delas tem um fim específico. A NR 33 regulamenta o trabalho em espaços confinados, já a NR 35 é sobre trabalhos em altura, por exemplo.

A importância do cumprimento adequado das Normas Regulamentadoras

Cumprir as Normas Regulamentadoras de modo geral, não apenas a NR 35 é essencial para que seu empreendimento esteja dentro da legalidade e evite sanções. Além disso, a sensação de segurança e bem-estar promovida para os empregadores e empregados é de grande valia. Ainda, perdas desnecessárias e processos judiciais custosos para ambas as partes são evitadas.

Os instrumentos de medição têm um papel importante para o cumprimento das Normas Regulamentadoras. Através deles, é possível identificar se o ambiente está cumprindo o estabelecido pelas normas e evitando surpresas desagradáveis com a fiscalização. Mais do que isso, estes equipamentos ajudam a prevenir grandes riscos a você e aos trabalhadores.

O papel crucial dos instrumentos de medição

A palavra-chave dos instrumentos de medição é: prevenção. Estes equipamentos servem para identificar os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes aos quais os trabalhadores podem estar expostos em cada ambiente. Com isso, cria-se um mapa de riscos para ações preventivas e corretivas para gerar mais segurança na realização dos trabalhos. Acidentes e doenças ocupacionais geradas através da negligência no monitoramento de fatores simples podem acarretar em processos judiciais, não só no âmbito civil, mas penal também. Salvar vidas, evitar perdas e transtornos futuros são as funções dos instrumentos de medição.

normas regulamentadoras instrumentos de medicao

Um exemplo de relação das NRs e os Instrumentos de Medição

Os instrumentos de medição têm um papel crucial no cumprimento das Normas Regulamentadoras. Para exemplificar melhor, trouxemos a NR 33. Esta norma dispõe sobre trabalhos confinados, exige um controle sobre a intensidade de luz e gases no local. Entende-se por espaço confinado, qualquer lugar não apropriado para ocupação humana contínua e que os acessos são limitados. Além disso, a iluminação desses locais é precária e o risco de explosão por acúmulo de gases é alta.

Para que se tenha o controle sobre essas duas variáveis que põem em risco a vida do trabalhador, utilizam-se instrumentos de medição. Nesse caso, um luxímetro e um explosímetro ou detector de gases. Os valores coletados por esses instrumentos são comparados aos dispostos na NR 33 e caso haja divergência, procedimentos devem ser realizados para que as normas sejam devidamente cumpridas.

Para o cumprimento das NRs, conte com a Instrutemp!

A Instrutemp tem uma linha completa de instrumentos de medição para o cumprimento das Normas Regulamentadoras. Fale agora mesmo com a nossa equipe que vamos ajudar você a encontrar o equipamento necessário para a adequação às normas. Clique aqui e fale conosco agora!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp