Os principais instrumentos de medição para a eletro-eletrônica

A eletrônica é um dos ramos da engenharia elétrica que tem como objetivo gerar, transmitir, distribuir e armazenar energia elétrica. Para realizar esse trabalho, utiliza ferramentas como os instrumentos de medição, que contribuem na descoberta dos valores de grandezas elétricas.


Veja também: Instrumentos de medição: para que servem?


Você sabe quais são os instrumentos de medição mais utilizados na eletrônica? Descubra agora!

Multímetro

Com sensores precisos, esse instrumento afere várias grandezas como resistência e tensão. Alguns modelos também podem medir a capacitância, indutância, frequência e temperatura.

É um aparelho portátil e prático, muito utilizado pelos técnicos na hora de identificar problemas nos equipamentos industriais. Também pode ser utilizado nas oficinas que trabalham com produtos eletrônicos, testando cabos, baterias fusíveis, provando circuitos e fazendo ajustes em aparelhos como amplificadores e transmissores.

Na área da eletrônica digital, o multímetro é utilizado para verificar sinais em placas e fontes, por exemplo. Este equipamento também é utilizado para testar aparelhos médicos e industriais, medindo tensões altas e oscilações, entre outras funções.

Alicate amperímetro

Aliado do multímetro, o alicate amperímetro aferem não só a corrente, como também frequência e resistência. Ele é capaz de fazer essa medição sem entrar em contato direto com o circuito. O instrumento é essencial para os eletricistas, ideal para a medição de voltagens moderadas e aplicações de correntes.


Veja também: Alicate Amperímetro: aprenda a escolher e a utilizar


Wattímetro

Também na forma de alicate, o wattímetro é um instrumento muito versátil, sendo possível aferir potência, fator de potência, tensão, corrente, frequência, resistência e distorção harmônica. Ele mede a tensão sem curva de qualquer fluxo de corrente, além de medir a corrente sem inserir queda de tensão em suas extremidades.

Geradores

O gerador de energia tem a capacidade de converter diferentes fontes de energia (como mecânica ou química) em energia elétrica. Eles são muito utilizados em casos onde a energia elétrica falhou ou não é acessível, suprindo as necessidades. Esse aparelho é muito utilizado em hospitais, hotéis, eventos e na indústria.

Frequencímetro

Esse instrumento é utilizado para aferir a frequência de um sinal periódico, ou seja, a contagem de pulsos. O profissional da eletrônica deve contar com bons aparelhos de medição para obter dados fidedignos, além de preservar a sua segurança. Conheça agora os instrumentos de medição de eletro-eletrônica da Instrutemp e escolha os mais úteis de acordo com as suas necessidades!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp