Por que fazer a calibração de equipamentos de medição?

Calibração significa colocar um instrumento de medição em condições de uso, aplicando o ajuste ou regulagem do mesmo quando necessário.
Todos os processos de medição, independente do instrumento utilizado, estão sujeitos a variações conhecidas como “erros”. Variações no processo de fabricação, na qualidade dos materiais utilizados, condições ambientais, desgaste físico de componentes mecânicos ou eletrônicos e a própria interpretação do usuário, poderão introduzir pequenas variações nos resultados medidos.
O termo calibração representa, de maneira simplificada, colocar um instrumento de medição em condições de uso, por meio da comparação com valores das medições fornecidos anteriormente pelo próprio instrumento, aplicando quando necessário o ajuste ou regulagem do mesmo.
POR QUE OS DISPOSITIVOS PRECISAM SER CALIBRADOS
A calibração deve ser realizada em todos os instrumentos de medição que têm influência na exatidão ou validade de testes de qualidade, incluindo aqueles não diretamente vinculados à medição, por exemplo, os de controle do ambiente de trabalho ou de armazenamento de amostras, que devem ser calibrados antes de serem colocados em serviço.
É de extrema importância que após os procedimentos de calibração, os resultados do instrumento de medição sejam expressos em um certificado, pois essas informações válidas e úteis podem auxiliar na tomada de decisão, por exemplo, para realizar correções no processo de medição, além de estabelecer correspondência entre a indicação do instrumento de medição e o valor padrão.

Esse processo também pode determinar outras prioridades metrológicas, tais como os efeitos das grandezas de influência sobre a indicação, ou o comportamento metrológico de sistemas de medição em condições adversas de utilização, como temperaturas elevadas ou baixas, ausência de gravidade ou sob radiação nuclear. Também devemos lembrar outro fator que influência diretamente nas medições: o cuidado e responsabilidade que o usuário deve ter com a preservação e integridade do instrumento.
POR QUE CALIBRAR NA INSTRUTEMP?
Nossos serviços possuem confiabilidade registrado Certificado de Calibração RBC/INMETRO atendendo aos requisitos de acordo a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. A calibração é expressa por meio de etiqueta e certificado, com indicação de uma incerteza de medição associada.
Aqui na Instrutemp o seu instrumento é calibrado por técnicos qualificados e certificados, que utilizam os mais modernos e precisos padrões de referência do mercado.
Como resultado, nossos serviços possuem confiabilidade registrada no Certificado de Calibração Rastreado RBC/INMETRO por possuir resultados claros e objetivos.  Excelência em atendimento, qualidade do serviço e transparência com o cliente são os diferenciais e faz da Instrutemp a melhor empresa no segmento.

1 – Em quais pontos é realizada a calibração do instrumento de medição?
Os pontos de medição, onde é realizada a calibração ao longo da faixa de medição do instrumento, são definidos por normas técnicas ou pelo próprio INMETRO. Caso o cliente possua “pontos específicos”, basta informar no ato da contratação do serviço.
2 – Qual é a validade do certificado de calibração?
Toda calibração possui um prazo de validade, mas isso depende basicamente da frequência de uso do instrumento, severidade às intempéries do ambiente, manuseio, guarda e grau de exatidão do instrumento. Instrumentos de medição idênticos, calibrados na mesma data podem ter validades diferentes de acordo com os parâmetros acima. Nós da Instrutemp recomendamos aos nossos clientes que a calibração seja realizada 1 vez ao ano.
3 – O certificado de calibração da Instrutemp é válido em minhas auditorias?
Nossos Certificados de Calibração são válidos para todas as normas de sistema de gestão da qualidade, como ISO9001, ISO14001, OHSAS18001, ISO/IEC17025, PBQP-H, ANVISA, ANAC, pois possuem rastreabilidade à RBC/INMETRO e/ou organismos internacionais reconhecidos pelo INMETRO.
4 – O que é rastreabilidade?
Rastreabilidade é a propriedade que uma calibração possui em relacionar seus padrões de referência com outros padrões até chegar a organismos acreditados nacionalmente ou internacionalmente, como por exemplo o INMETRO. Quando dizemos que uma calibração é rastreada à RBC/INMETRO, significa que os padrões de referência utilizados nesta calibração podem ser relacionados com outros padrões que por sua vez foram calibrados em Laboratórios de Calibração pertencentes à RBC (Rede Brasileira de Calibração – INMETRO).
5 – O que é padrão de referência?
Padrão de Referência é um instrumento de medição com grau de exatidão, precisão e incerteza, calibrados por Laboratórios de Calibração pertencentes à RBC, ou organismos internacionais reconhecidos pelo INMETRO.
6 – O que é manutenção ou ajuste?
É a correção dos erros de medição identificados no processo de calibração. Após uma manutenção ou ajuste é necessário realizar uma nova calibração.
Para essas e outras dúvida acesse nosso site ou entre em contato conosco!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp