É comum que as pessoas confundam os termos calibração e ajuste. Porém é importante observar que eles têm definições diferentes. Com o uso e passar do tempo, é normal notar pequenas diferenças nos resultados dos instrumentos de medição. Isso é resultado de cargas mecânicas, químicas e térmicas contínuas que envelhecem o instrumento. Assim, a precisão do valor medido ao longo do tempo acaba comprometida. Além disso, também se corre um risco maior, já que nem sempre as variações são perceptíveis, e até mesmo as mais pequenas podem se transformar, aos poucos, em grandes erros. Se quisermos evitar isso, é recomendável a calibração e ajuste, caso seja possível, dos instrumentos de medição.
O que é a calibração de instrumentos?
A calibração é apenas a ação de comparar a leitura de um instrumento de medição, em relação a um padrão com um valor ou dimensão conhecida. Sendo assim, é possível obter o erro do instrumento (diferença entre as medidas do equipamento e as obtidas pelo padrão de referência) e a incerteza da calibração. Esses valores serão úteis para determinar se o instrumento está dentro dos limites de tolerância estabelecidos para um determinado processo.
Para registro dos resultados, emite-se um certificado de calibração. Em princípio, este documento registra os resultados reais da medição e todas as informações relevantes para uma calibração bem-sucedida do instrumento, incluindo rastreabilidade a um padrão nacional.
Por definição, calibrar um equipamento não melhora a situação do mesmo. Ela apenas indica a situação do instrumento. De tal forma, podemos decidir se o equipamento está ou não apto para o uso. Dessa forma, para melhorar a situação do instrumento seria necessário o ajuste para reduzir os erros do equipamento.
O que é feito no ajuste do instrumento de medição?
Ajuste é aquela ação que permite melhorar as condições de um instrumento de medição (não confundir com reparo). Ou seja, se após fazer uma calibração detectar-se um erro sistemático, podemos fazer a indicação do instrumento calibrado o mais próximo possível do indicado pelo padrão (valor que consideramos verdadeiro).
Na maioria dos casos, altera permanentemente o instrumento. Portanto, nem todos permitem ajustes e nem todos os erros sistemáticos podem ser corrigidos ou minimizados. Vale lembrar que esse processo não elimina a possibilidade de ocorrer desvios de medição mesmo depois do processo realizado.
Importância da calibração e ajuste
Calibração e ajuste andam de mãos dadas, pois os resultados do primeiro determinam as ações a serem tomadas durante o segundo. Além disso, normas e diretrizes prescrevem que os fabricantes devem calibrar seus instrumentos de medição que têm influência direta e indireta na qualidade do produto. Esta é uma exigência da norma ISO 9001, porém ela não é a única.
Medições imprecisas deixam as empresas em risco de grandes perdas financeiras. Sendo assim, calibração e ajuste também pode se traduzir em economia, uma vez que após tais processos os instrumentos se tornam mais eficientes, seguros e confiáveis.
Calibre e ajuste o seu instrumento conosco
Temos um laboratório próprio com instrumentos específicos sob com controle de ambientes e ar condicionado para que sua escala não mude com as mudanças atmosféricas externas.
Com nossos serviços de calibração de instrumentos de medição, você pode ter a certeza de obter a mais alta precisão em suas medições. Nossos especialistas trabalham para fornecer calibração de equipamentos que atendam aos padrões de precisão. Entre em contato e solicite o seu orçamento.
Comments