Inúmeros setores da indústria exigem o funcionamento constante de diferentes tipos de máquinas. Qualquer dano implica em atrasos na produção e perdas econômicas. Por isso, o monitoramento é fundamental para identificar possíveis falhas e saná-las antes que causem algum dano.
Nesse sentido, um medidor de vibração, como o próprio nome sugere, serve para apontar as mudanças nos padrões de vibração de referência de componentes de máquinas. Também pode ser usado para o desenvolvimento de produtos que vão desde componentes básicos até ferramentas.
A vibração é “qualquer movimento que se repete, regular ou irregularmente dentro de um intervalo de tempo. Na engenharia estes movimentos se processam em elementos de máquinas e em estruturas quando submetidos a ações dinâmicas”. Portanto, não é exagero dizer que a medição de vibração é complexa graças aos seus muitos componentes: deslocamento, velocidade, aceleração e frequências. Além disso, alguns fatores têm uma relação hermética com a magnitude e a velocidade da vibração: frequências naturais, amplitude de fontes externas, mecanismo de acoplamento da fonte e o objeto, por exemplo.
Um bom medidor de vibração faz toda a diferença
Quando portátil, o medidor de vibração fornece resultados rápidos com grande autonomia de utilização, podendo chegar até a 20 horas de uso contínuo. Visores de cristal líquido fornecem as leituras, que podem ser armazenadas no medidor de vibração para referência futura ou transferidas para computadores para monitoramento de condições.
O uso regular do medidor de vibração como parte do monitoramento do desempenho do maquinário, identifica quando, por exemplo, as peças ficam soltas ou desgastadas. Alguns modelos podem exigir contato real com a peça, enquanto outros conseguem transmitir as informações de forma remota.
Aqui na Instrutemp você encontra o Medidor de Vibração Portátil I ITMV700. Bastante utilizado em oficinas e manutenção mecânica, indústria de motores em geral, ele possui acelerômetro piezoelétrico de cerâmica polarizada artificial acoplado ao corpo do próprio medidor. Dessa forma, esse tipo de dispositivo “lança mão do efeito piezoelétrico, sendo formado, basicamente, por uma massa (denominada massa sísmica) que é posta em contato direto com o componente piezoelétrico”.
Para garantir o seu, acesse agora a loja da Instrutemp. Lá você encontra os mais variados instrumentos de medição para realizar seu trabalho com segurança e perfeição. Aproveite! Estamos esperando o seu pedido.
Comments