A melhor solução é a prevenção
Um detector de gases é obrigatório para manter a segurança em ambientes que apresentem algum tipo de risco devido a liberação de tóxicos ou inflamáveis. Quando se trata de espaços confinados, por exemplo, o mínimo de gás tóxicos pode ser fatal para o trabalhador.
Por isso, ter o controle adequado das variáveis envolvidas em todos os tipos de trabalho, promove a segurança efetiva para todos os envolvidos, inclusive para as pessoas próximas que não estão diretamente ligadas àquela realidade. Exemplo: escava-se um túnel próximo a uma área residencial. Este túnel tem potencial explosivo devido ao acúmulo de gases inflamáveis que podem ocorrer sem a monitoração e drenagem adequadas. Logo, se algo acontece, os trabalhadores da obra e os moradores vizinhos sofrerão as consequências da negligência.
Os gases mais comuns e perigosos
Há alguns gases que são velhos conhecidos de qualquer pessoa. O oxigênio, por exemplo, a concentração ideal é de 20,9% de acordo com a legislação trabalhista. Abaixo disso, o ambiente é considerado deficiente em oxigênio e traz riscos à saúde e acima torna o ambiente explosivo. Os gases mais comuns que oferecem riscos quando concentrados são: monóxido de carbono, dióxido de carbono, metano, butano, propano, ozônio, sulfídrico e ácidos..
Deve-se levar em conta, também, a densidade do gás em relação ao ar para que o detector de gases seja usado adequadamente. Gases mais pesados tendem a ficar em regiões mais baixas, por exemplo, mas ainda oferecendo grandes riscos aos presentes no local.
Os tipos de detectores de gás
Infelizmente, a maioria dos detectores de gases consegue apenas detectar um tipo de gás (monogás), necessitando um aparelho para cada um desses compostos químicos. Isso afirma a importância de um estudo técnico prévio no empreendimento com detectores de gases atestado pelo Inmetro e que atendam a NR-33, para saber quais os riscos presentes naquele espaço para que o controle seja efetivo.
No entanto, há alguns detectores de gases no mercado que podem indicar a presença de até 5 gases diferentes, como é o caso do GasAlert Micro 5 da Honeywell. Ele indica a concentração de oxigênio, de gases inflamáveis e gases tóxicos, , vapores orgânicos e voláteis, é atestado pelo Inmetro e atende a NR-33, além de ser compacto é resistente à água.
Antes de comprar um detector de gases, verifique sempre a análise técnica e de riscos do local. Em seguida, não deixe de consultar a equipe da Instrutemp, que oferecerá a melhor opção para a sua necessidade, com bom preço, prazo e, sobretudo, segurança e confiabilidade. Peça já seu orçamento!
Comentários