ITVA1000-PREVENÇÃO-NA-INDUSTRIA-INSTRUTEMP

Por que focar na prevenção na indústria – e quais instrumentos ter em mãos

Já diziam os antigos: é melhor prevenir do que remediar. Na indústria, não é diferente. Dessa forma, a prevenção na indústria tem papel fundamental para a segurança e produtividade. Para contribuir com a prevenção, é importante contar com instrumentos adequados.  Você sabe quais são os instrumentos de medição mais indicados para fazer esse trabalho preventivo?

Para responder a essa questão, elaboramos este artigo. Iniciaremos falando sobre a importância da prevenção na indústria e em seguida, sobre os principais instrumentos. Confira!

Importância da prevenção na indústria

A prevenção na indústria compreende dois fatos importantes: a segurança dos funcionários e a maior produtividade das máquinas (tanto no sentido de quantidade quanto na qualidade). As máquinas precisam de manutenção regular para que continuem a apresentar a mesma segurança e a mesma produtividade. Caso contrário, elas se tornam improdutivas e perigosas.

Caso a prevenção não seja feita, o reparo que poderia ser barato pode se tornar uma grande dor de cabeça para o orçamento da indústria. Em situações mais graves, pode levar a um acidente com colaboradores, com graves prejuízos à sua saúde, além de acarretar diversos custos para a empresa.

Para evitar esses problemas, é importante adotar uma política de prevenção e ter alguns instrumentos em mãos.

Instrumentos de medição mais importantes para prevenção na indústria

Os principais instrumentos são: wattímetro, terrômetro e multímetro.

Boroscópio

A boroscopia é muito prática para diversas análises e manutenções preventivas. Ela permite que se visualize compartimentos e partes de equipamentos que não são possíveis de analisar a olho nu. O boroscópio industrial permite inspeções em praticamente qualquer ambiente. Oferece imagens e vídeo com nitidez e clareza excepcionais.

Conheça alguns modelos de boroscópio!

Termografia

As câmeras termográficas fazem a captura de luz infravermelha e sua conversão em uma faixa visível do espectro luminoso. Ou seja, através dela você consegue enxergar as imagens que são feitas a partir da radiação que um determinado objeto emite. 

São projetadas para encontrar pontos de calor, detectar os primeiros sinais de deficiências em edifícios, resolver problemas de sistemas elétricos e mecânicos e evitar problemas antes que eles causem sérios danos. Ou seja, são instrumentos preventivos por definição, além de muito práticos.

Conheça alguns modelos de câmera termográfica

Elétrica

HIPOT

O HIPOT  é o instrumento para realização do ensaio de tensão suportável ou rigidez dielétrica, conhecido popularmente como teste HIPOT. Esse teste ocorre com a geração de uma alta tensão, que é aplicada sobre o isolante e monitora a passagem de corrente elétrica. O nome do equipamento faz referência à sigla em inglês (high potential), que em tradução livre significa “alta tensão”.

Conheça alguns modelos de HIPOT

Wattímetro

Instrumento de medição estilo alicate, o Wattímetro impressiona pela sua versatilidade. Por meio de um equipamento, é possível averiguar a potência, fator de potência, tensão, corrente frequência, resistência e distorção harmônica. Confira alguns wattímetros aqui.

Terrômetro

O terrômetro é utilizado para medir a resistência elétrica do solo ou mesmo a qualidade de um sistema de aterramento (o que sugere o nome desse instrumento de medição). Existe tanto o terrômetro tradicional quanto o alicate. Este último é portátil e facilita a verificação do sistema a qual se propõe, e dispensa a necessidade de desencapamento de fios. Conheça alguns modelos de terrômetro aqui.

Multímetro

O multímetro é um instrumento de medição que afere uma série de grandeza elétricas, como indica o seu nome. Entre as grandezas elétricas que ele mede, destacamos a resistência, tensão e corrente. Por meio de seus sensores, oferece uma leitura precisa e alguns modelos podem medir até mesmo a temperatura, frequência, indutância e capacitância. Confira alguns multímetros neste link.

Sendo assim, os instrumentos de medição são fundamentais para o trabalho de prevenção na indústria. É evidente que existem outros instrumentos de medição que não foram citados, mas estes são os principais. Para conhecer mais sobre os outros instrumentos, vale a pena conferir o nosso blog, onde destacamos a importância destes e de outros instrumentos, além de abordar sobre assuntos relativos ao tema.

Leia mais: saiba a importância da calibração dos instrumentos de medição!

No Comments

Post A Comment