Como realizar um teste HIPOT?

 

O teste HIPOT é uma importante ferramenta utilizada em empresas, especialmente indústrias. Laboratórios e fabricantes de cabos e equipamentos elétricos e eletrônicos realizam o ensaio para garantir qualidade dos produtos e segurança, tanto dos trabalhadores quanto de quaisquer outros que tenham acesso aos produtos. Para alguns segmentos industriais, como o de fabricação de EPIs,  o ensaio é obrigatório. Desse modo, saber como realizar o teste HIPOT é fundamental.

Para que você tenha acesso a estas informações, fizemos este breve texto abordando sobre o assunto. Aqui, destacaremos o que é de fato o teste HIPOT, para que ele serve. Posteriormente, vamos explicar o que é o equipamento HIPOT, responsável pelo teste. Por fim, falaremos sobre como realizar esse procedimento. Confira!

O que é o teste HIPOT?

O teste HIPOT, também chamado de ensaio, é um teste de rigidez dielétrica ou tensão suportável. Ele é ora destrutivo, ora não destrutivo em relação ao equipamento que avalia. Ele é feito em ferramentas, materiais e equipamentos elétricos para analisar a qualidade de suas isolações elétricas. Para tal, aplica-se alta tensão/voltagem. Em geral, o valor gira em torno de alguns mil volts (Kv) até 100 mil volts (100 Kv)..

O teste é largamente utilizado em laboratórios e fábricas, pois estes apresentam grande quantidade de ferramentas, equipamentos e materiais elétricos. O teste é realizado nestes elementos com objetivo de garantir a qualidade dos produtos. Para alguns segmentos industriais, a realização do teste HIPOT é obrigatório, variando de acordo com o tipo de indústria.

Por isso, vale a pena dar uma conferida na legislação pertinente, para que você realize sempre que necessário e fique em dia com as exigências legais. Nesse sentido, destacamos a Norma Regulamentadora 10 (NR10), que versa sobre segurança em instalações e serviços em eletricidade. 

Para ficar em dia com a NR10, é importante que a empresa organize o Prontuário das Instalações Elétricas, documento em forma de manual que estabelece os sistemas de segurança elétrica daquela empresa. O prontuário resume o conjunto de ações, documentos, procedimentos e programas que a empresa mantém ou planeja desenvolver para proteger seus profissionais de riscos elétricos.

Além disso, a norma determina que todos os profissionais da empresa envolvidos com atividades elétricas realizem um treinamento básico de 40 horas, com conteúdo programático. Nesse curso, o estudará as principais características de trabalhos elétricos, riscos, medidas de controle e técnicas e procedimentos seguros ao trabalhar com eletricidade.

Qual a utilidade do equipamento HIPOT?   

O HIPOT, equipamento que viabiliza o teste HIPOT, gera altas tensões, necessárias para que se realize o ensaio de rigidez elétrica sobre os equipamentos e ferramentas elétricas da empresa e verificar se não houve rompimento da corrente.

Para tal, aplica-se a tensão do equipamento HIPOT em dois pontos separados pela isolação durante o teste. Quando há passagem significativa de corrente, o equipamento acusa a reprovação.  

Para equipamentos eletrônicos ou elétricos, o ensaio é realizado entre diferentes partes energizadas do equipamento, assim como as partes acessíveis. As partes energizadas devem estar localizadas nas partes isoladas dos pontos acessíveis. Estas partes devem estar com isolação apropriada para que o operador do equipamento não sofra com choques.

Desse modo, o equipamento HIPOT é o elemento mais importante do teste HIPOT, pois é ele quem o realiza.

O que é o equipamento HIPOT?

O equipamento HIPOT possibilita a realização do ensaio de tensão suportável ou rigidez dielétrica — conhecido popularmente como teste HIPOT. Ele atua gerando alta tensão, que é aplicada sobre o isolante no deste, monitorando a passagem de corrente elétrica.

O nome do equipamento é uma abreviação em língua inglesa (High Potential), que em tradução livre significa alta tensão. Há diferentes equipamentos no mercado e cada um deles tem suas próprias características. Antes de comprar, vale a pena consultar uma empresa especializada no assunto para comprar aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades.

Como realizar o teste?

O teste pode ser feito de forma muito simples. Podemos resumir todo o ensaio em apenas quatro passos:

  • Ajuste a tensão do ensaio no seu equipamento HIPOT;
  • Ligue os terminais de aplicação de tensão do equipamento HIPOT na eletrônico ou isolante que se encontra sob teste;
  • Ative o HIPOT para aplicar a tensão e fazer o monitoramento adequado da corrente;
  • Aguarde o teste terminar e a avalie o resultado.

O teste HIPOT é muito importante para aumentar a segurança em indústrias que lidam com equipamentos industriais e elétricos. Além de conhecer o teste, é importante entender sua utilidade e como ele deve ser realizado, conforme explicamos ao longo do artigo. Dessa forma, a sua empresa irá operar de forma mais segura, influenciando também na qualidade dos produtos.

Gostou deste conteúdo sobre o teste HIPOT? Então conheça a linha de produtos Instrutemp! Temos diversos instrumentos de medição que podem auxiliá-lo.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp