terrometro-alicate-instrumentos-de-medicao-energia

Testes de medição de energia: os principais instrumentos e suas funções

Instrumentos-de-mediçao-Terrometro-alicate

Instrumentos de medição: Terrômetro alicate.

Os testes de medição de energia são fundamentais para aferir a qualidade do sistema elétrico em um determinado equipamento ou ambiente — especialmente indústrias e laboratório. Desse modo, é importante que se conheça os principais medidores de energia para fazer os testes adequados para cada caso. Falaremos sobre esse assunto neste artigo. Confira!

O que é um medidor de energia e para que ser o teste de medição de energia

O medidor de energia elétrica consiste em um equipamento eletrônico ou eletromecânico que apresenta a função de medir o consumo de energia elétrica. Dessa maneira, a unidade de medida mais comum é o KWh (quilowatts por hora). Os medidores de energia elétrica podem ser monofásicos ou polifásicos.

O monofásico serve para medir a energia ativa – aquela que produz algum tipo de trabalho, como ligar uma televisão, acender uma lâmpada, ligar um ar condicionado, etc. Serviços mais comuns em escritórios e casas, por exemplo. O polifásico é mais utilizado em indústrias, e serve para medir a energia reativa, que ocorre a partir de um fluxo magnético nos transformadores, bobinas de motores e outros equipamentos comuns em ambientes industriais.

Existem diversos tipos de medidores de energia. Apresentaremos os principais a seguir.

Terrômetros

Este equipamento de medição é utilizado para medir a resistência elétrica do solo ou a qualidade de um determinado sistema de aterramento, o que acaba se tornando muito importante para garantia da segurança do ambiente de trabalho.

Existe o terrômetro tradicional e o ‘alicate’. Este segundo, que leva esse nome devido ao seu formato, é portátil e facilita a verificação do sistema que se deseja, excluindo a necessidade do desencapamento de fios.

Megôhmetros

O megômetro, também chamado de megger, é um equipamento de medição de fluxo de corrente elétrica. De maneira resumida, ele gera e aplica uma tensão (que pode variar entre 500 e 1500 V) em um equipamento para realizar a leitura precisa da corrente elétrica passível de passar por ele.

Esse equipamento é muito utilizado em testes de isolação, que servem para identificar a integridade dos cabos em motores de transformadores, enrolamentos e mecanismos de distribuição em instalações elétricas.

Wattímetro

Instrumento de medição também no estilo alicate, o wattímetro impressiona por sua versatilidade. Por meio de um único instrumento, é possível verificar a potência, tensão, corrente, resistência, frequência, distorção harmônica e fator de potência. É importante tomar cuidado no momento da compra para não confundir com o amperímetro alicate, visto que ambos apresentam aparência semelhante.

Multímetro

Conforme o seu nome indica, este instrumento de medição afere diferentes grandezas elétricas, como resistência, corrente e tensão. Por meio de seus sensores, é possível realizar uma leitura precisa e alguns modelos podem fazer a medição da temperatura, frequência, indutância e capacitância.

Leia também: Importância dos instrumentos de medição na segurança do trabalho

Neste artigo, fizemos um breve panorama sobre alguns dos equipamentos mais comuns para realizar testes de medição de energia. Para fazer esses testes, é importante conhecer os equipamentos adequados e contar com profissionais qualificados para a função. Aqui na Instrutemp, você encontrar equipamentos de ponta para sua empresa. Fale com a nossa equipe para saber mais.

No Comments

Post A Comment

Fale Conosco no WhatsApp