instrutemp-transmissor-indigo-maltagem

Como o transmissor Indigo500 melhora o controle do processo de maltagem

A malteação ou maltagem é o processo em que as sementes de um cereal são estimuladas a germinarem, e, logo quando isso ocorre, o processo é interrompido por meio de um processo de torra ou secagem. Por isso, existem diferentes tipos de malte, pois cada processo atravessa métodos diferentes para que se alcance o resultado desejado. 

Mas como os transmissores da série Indigo500 podem contribuir para esse processo?

Isso acontece pois existem diversos instrumentos e estratégias que colaboram para que se tenha um resultado mais adequado dentro do processo de maltagem, como o transmissor Indigo500. Dessa maneira, saber o que é esse transmissor e como ele funciona é fundamental. Continue lendo e confira!

O processo de maltagem

O malte é ingrediente fundamental para a produção de produtos de panificação, cerveja e uísque. Ele é produzido de forma centralizada, e normalmente tem como origem a cevada, mas há também a possibilidade de concluir o processo com uso de outros cereais, como o centeio e o trigo.

Dessa forma, a maltagem está relacionada à iniciação, manejo e descontinuação da germinação — conforme destacamos, por meio de torra ou secagem. Para que isso seja possível, é necessário um controle preciso sobre a umidade, temperatura e dióxido de carbono presente na câmara onde ficam localizados os grãos.

Uma boa cerveja pode ser uma questão de gosto pessoal, porém, a consistência do sabor e outras características variam de acordo com o uso do malte e a sua qualidade. O processo de maltagem apresenta três fases principais: infusão, germinação e estufa de secagem.

Durante a fase da infusão, os grãos são lavados e a umidade destes são aumentadas de forma artificial em tanques de imersão, o que estimula a germinação. Esta fase envolve, geralmente, a combinação de períodos úmidos e secos de diferentes durações.

A segunda fase é a da germinação, processo natural dos grãos. Durante essa fase, as sementes produzem enzimas. As amilases, um dos exemplos, convertem o amido da semente em açúcares fermentáveis. Com isso, as proteases quebram as proteínas.

Por fim, temos a fase da estufa de secagem, que representa a parte final do processo. O malte verde passa por um processo de secagem e torra, quando é aquecido em uma estufa para atender às especificações necessárias e exigidas no processo de maltagem — que varia de acordo com o interesse nas características do produto final.

Como o transmissor Indigo500 contribui para o processo de maltagem

Para obter um bom resultado no processo de maltagem, é importante contar com um bom processo de monitoramento. Com isso, os processos de produção ganham mais consistência e conformidade com as especificações de características como umidade, sabor, cor, proteína e conteúdo de enzimas.

A Viking Malt, por exemplo, monitora de perto sua matéria-prima e processos de produção para garantir consistência e conformidade com as especificações de características como umidade, cor, sabor, proteína e conteúdo de enzimas. Durante o monitoramento, as amostras são frequentemente retiradas da produção para que sejam feitos testes em laboratórios. 

“Os resultados podem levar cerca de 6 horas”, explica Tony. “Para alguns parâmetros, isso é aceitável, mas para otimizar o controle do processo, precisamos de dados em tempo real. Por isso eu conduzi pesquisas para descobrir possíveis soluções e aprendi que meus colegas na Finlândia estavam testando com sucesso um transmissor Vaisala Indigo520.

“Os dados contínuos de umidade nos permitem determinar o momento preciso em que o processo de maltagem é concluído. Isso não apenas ajuda a garantir a qualidade do produto, certificando-se de que não estamos secando demasiadamente pouco ou muito, mas também nos ajuda a economizar dinheiro, pois a secagem excessiva é um desperdício de energia e aumenta o custo do produto final.”

Os transmissores Indigo500 são compatíveis para a medição de diversos parâmetros, como temperatura, umidade, dióxido de carbono, ponto de orvalho, peróxido de hidrogênio vaporizado e umidade em óleo. Dessa maneira, este equipamento é um elemento muito importante para otimizar o processo de maltagem a ser realizado na sua indústria.Conheça este e outros transmissores disponíveis aqui no site da Instrutemp!

No Comments

Post A Comment

Fale Conosco no WhatsApp