instrutemp-vaisala-transmissor-indigo-500

Eu preciso de um transmissor ou apenas de uma sonda de medição?

instrutemp-vaisala-transmissor-indigo-500

Há uma certa dificuldade em saber quando uma sonda é suficiente e quando é necessário utilizar uma sonda e um transmissor. Com o objetivo de sanar essa dúvida, fizemos este breve artigo sobre o assunto trazendo quem mais entende do assunto e apresentando algo novo para o mercado. Sim, estamos falando da Vaisala, líder mundial e referência em transmissores na indústria, e seus novos modelos de transmissores Indigo.

Continue lendo e confira!

Benefícios do transmissor

Transmissores de um modo geral são utilizados sobretudo nos setores industriais, como no controle de fornos e estufas, na queima de gases, nos processos de resfriamento em câmaras especiais. Eles são projetados para converter possíveis variações na tensão ou mudanças da resistência que estão sob efeito da temperatura, umidade, pressão entre outros  em um sinal de saída, geralmente incluem os sinais 4-20mA ou 0-10V. Esta padronização dos sinais podem ser lidas por outros aparelhos eletrônicos. A transferência dos valores é segura e rápida e pode ser realizada a distância. Com o aperfeiçoamento dos transmissores, as medições tornaram-se muito mais fáceis.

Mas afinal, por que utilizar o transmissor Indigo? Embora as sondas possam ser usadas como instrumentos independentes de medição, é muito recomendável que elas sejam utilizadas em conjunto, ou seja, as sondas Indigo com os transmissores Indigo.

Ter um mostrador local no transmissor, por exemplo, é útil quando algo não está totalmente claro quando há um problema, ou mesmo quando for executar trabalho de manutenção em campo. Os custos ocultos diminuem de forma considerável.

E o que é o transmissor Indigo

O transmissor oferece recursos adicionais para o funcionamento das sondas Indigo. A tela touchscreen fornece visualização de dados locais e fácil acesso à configuração da sonda. O transmissor também age no sentido de ampliar as opções de conectividade, tensão de alimentação e fiação, quando comparado ao uso da sonda de forma isolada.

O transmissor Indigo também oferece suporte mecânico quando se prefere a instalação de sonda montada em parede.

O que é a sonda Indigo

As sondas inteligentes e compatíveis com o Indigo apresentam como base tecnologias consolidadas e incluem tudo que é necessário para realizar as medições. Na realidade, as sondas já são transmissores.

Isso acontece pois as sondas Indigo já foram pensadas levando os usuários em consideração. Pequenos aspectos são importantes, como luz indicadora no corpo do sensor, que mostra se a sonda está ligada, e cabos padronizados.

A luz também indica se o link de comunicação está funcionando normalmente. Quando esta luz começa a piscar, os dados são transmitidos ao sistema de forma bem-sucedida. Vamos usar como exemplo uma situação em que se esteja instalando várias sondas em um local difícil, como a 6m acima do piso, dentro de uma grande indústria.

Como saber se as sondas estão funcionando? A luz indica que elas estão funcionando e transmitindo os dados. Em uma ocasião de falha, a luz indicadora acende na cor vermelha e indica ao usuário que algo deu erro. Esse é um dos muitos detalhes do sensor Indigo que refletem a alta qualidade do dispositivo.

Quando utilizar um ou outro

A decisão de usar apenas uma sonda, ou a combinação da sonda com a transmissão, deve ser determinada pelo tipo de conexão do sistema que você apresenta. Os clientes típicos que podem optar por usar uma sonda por conta própria, em geral, também são os produtores do equipamento original, ou alguém que está elaborando um sistema integrado com interface própria de usuário, com intuito de observar os dados de medição.

Todos os usuários finais podem empregar uma sonda de forma independente ao link entre sistema e fonte de tensão. Todavia, não há áreas ou indústrias de aplicações específicas que uso da sonda independente seja benéfico de forma particular.

Muitas vezes, empresas começam convencidas de que precisam de uma sonda e um transmissor, mas acabam descartando, com o tempo, a segunda opção. Como destacamos, isso vai variar de acordo com cada situação, e analisar as particularidades de cada necessidade é fundamental para determinar sobre a utilização da sonda ou da sonda e transmissor.

Sendo assim, a sonda apresenta funcionalidades que em muitos casos já são suficientes. O transmissor Indigo serve para aumentar o leque de possibilidades, acrescentando uma série de opções. Porém, nem sempre ele será necessário. Avalie cada situação e faça a escolha mais adequada para a sua realidade.

Gostou do que leu? Então conheça os transmissores Indigo 500 aqui mesmo na loja da Instrutemp!

No Comments

Post A Comment

Fale Conosco no WhatsApp