Quando a trena a laser é a melhor opção

Quando falamos em trenas, parece que estamos falando de um objeto simples e banal, não é mesmo?! Entretanto, a sofisticação eletrônica chegou a esses equipamentos que hoje existem no formato da trena a laser, também conhecida como trena digital.

Qual a vantagem de uma trena a laser?

A trena  a laser possui as mesmas orientações que a trena comum, porém, mede uma certa distância com maior precisão e fornece resultados mais exatos e mais rápidos.

Diferente da trena comum, a trena a laser existe em diversos níveis de complexidade, podendo atuar apenas em medidas lineares ou até mesmo em medidas mais complexas como alturas, volumes ou aplicação de cálculos matemáticos como o Teorema de Pitágoras. Algumas versões possuem câmeras que te permitem visualizar o local exato onde o laser deve chegar.

Aplicações da trena a laser

Além do uso para medir distâncias lineares de forma muito mais fácil, rápida e independente (você não precisa de mais de uma pessoa para realizar uma medição linear com a trena a laser), as trenas digitais mais completas são aplicadas: na medição de janelas, portas, cabos e elementos elétricos, no cálculo de volumes para aquecimento e de uso de ar-condicionado; no orçamento para colocação de azulejos e pisos; no controle de altura e comprimento para pontes, entre outros.

trena laser fluke

Algumas trenas podem alcançar até 200 metros quadrados, sendo que quanto maior alcance da trena a laser, maior a sua precisão. Vale ressaltar aqui que diversas são as variações nos modelos disponíveis no mercado, sendo possível encontrar trenas digitais altamente resistente a quedas, água e pó.

Quando a trena a laser é desaconselhável?

Bom, talvez a única limitação ou desvantagem na obtenção de uma trena a laser, está no preço. Pelo nível de tecnologia que abriga, não há como comparar o valor da trena a laser ao da trena comum. Entretanto, são diversos os modelos, marcas e tamanhos de trena digital que existem no mercado e você pode encontrar o melhor custo/benefício para a sua necessidade. Veja algumas opções aqui.

O que os fabricantes geralmente aconselham é que os usuários façam uma manutenção anual da trena a laser, a fim de garantir maior qualidade e durabilidade ao produto.

Tecnologias promissoras

Além disso tudo, já existe e estão sendo desenvolvidos outros sistemas que ligam a trena a laser à tecnologia móvel, como o smartphone, tablets e computadores, via aplicativos ou bluetooth. Essa propriedade revoluciona o campo de engenharia, arquitetura, marcenaria construção etc., pois todos os valores medidos pela trena a laser podem ser visualizados em tempo real e arquivados na nuvem para envio dessas medidas ou para uso posterior.

Já imaginou essa comunicação sendo realizada entre o canteiro de obras e o escritório de arquitetura ou engenharia, por exemplo?! Esse tipo de tecnologia traz um novo tempo para esses campos de ação.

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp