Instrumentos de medição: para que servem?

Os instrumentos de medição são itens essenciais para quem trabalha no ramo de segurança do trabalho, elétrica e eletrônica e laboratórios. Eles são utilizados para garantir que as grandezas sejam aferidas com precisão para que o trabalho seja realizado dentro dos padrões e das normas estabelecidas.

Cada um desses ramos utiliza os instrumentos de medição de uma forma específica e para um fim próprio. Isso não significa que um produto utilizado por uma área não possa ser usado por outra. Uma prova disso, por exemplo, é o decibelímetro, que pode ser usado tanto para a segurança do trabalho quanto por fiscais para verificar os níveis de ruído permitidos em perímetro urbano.

Para deixar mais claro o uso dos instrumentos de precisão por cada área, vamos dividi-las aqui:

Segurança do trabalho

Os técnicos de segurança do trabalho utilizam os instrumentos de medição para verificar as reais condições dos trabalhadores e se eles estão executando as suas funções dentro do previsto pelas normas regulamentadoras.

As verificações são necessárias para garantir o bem-estar e a saúde do trabalhador e evitar problemas com a justiça, pois o descumprimento das normas pode acarretar em sanções legais. Os instrumentos de medição mais utilizados pela segurança do trabalho são: decibelímetro, dosímetro, luxímetro e gasômetro.

Veja mais: A importância dos instrumentos de medição na segurança do trabalho

Elétrica e eletrônica

Tanto os eletricistas quanto os eletrotécnicos e profissionais em eletrônica utilizam variados instrumentos de medição para as suas funções. Os eletricistas utilizam os voltímetros e multímetros para calcular a tensão, voltagem, amperagem e uma série de outras variáveis envolvidas nos trabalhos elétricos. O alicate amperímetro é um instrumento versátil e importante para esta área, pois ele oferece uma série de variáveis através de uma medição facilitada.

Para quem trabalha com eletrônica, alguns equipamentos são mais específicos, apesar de que os citados anteriormente também podem ser utilizados. As fontes de alimentação, capacímetros e indutímetros também são muito utilizados por esses profissionais.

Conheça os 5 principais instrumentos de medição na elétrica.

Laboratório

Para análises laboratoriais, há uma série de outros instrumentos de medição que permitem o trabalho neste ambiente. Medidores de umidade, cloro e pH; condutímetro e barômetros são alguns dos instrumentos utilizados para a aferição de variáveis nesta área. Termômetros infravermelhos também são bastante conhecidos pela sua precisão na tiragem de temperatura e pela sua facilidade de uso.

Pronto para equipar-se na sua área?

Como vimos, todos os instrumentos de medição têm as suas funcionalidades específicas para cada área, que permitem um trabalho preciso para que tudo ocorra dentro do previsto. Nessas áreas, qualquer diferença de cálculo pode resultar em consequências gravíssimas, por isso há a importância de usar instrumentos de medição de qualidade e sempre bem calibrados.

A Instrutemp oferece instrumentos de medição dentro das normas e recomendações mais exigentes, garantindo um produto de qualidade para o consumidor final. Ainda, contamos com laboratório próprio de calibração. Confira os nossos produtos no site e faça seu orçamento conosco!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale Conosco no WhatsApp